Senge-PR: Senge Jovem faz visita técnica à comunidade do Ribeirão dos Padilhas, em Curitiba

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Encontro marcou o início do convênio firmado entre o Senge Jovem e o Instituto Democracia Popular (IDP), que propõe a aproximação dos estudantes de engenharia à comunidade, que há mais de 30 anos luta pela regularização e contra as remoções na capital paranaense

A coordenação do Senge Jovem foi ao bairro do Xaxim, em Curitiba, para uma visita à comunidade do Ribeirão dos Padilhas, ocupação de mais de 30 anos localizada às margens do rio que corta a região. O encontro, no sábado (29 de agosto), marcou o início do projeto de extensão universitária socioambiental que envolve comunidades carentes e moradores de áreas de ocupação na capital paranaense. O projeto integra o convênio firmado entre o Senge Jovem e o Instituto Democracia Popular (IDP), que já desenvolve ações sociais na comunidade.

Diagnóstico da qualidade da água e análise do histórico das cheias do rio Ribeirão dos Padilhas estão entre as propostas de temas para o projeto de extensão.

De acordo com o acadêmico de engenharia florestal e integrante do Senge Jovem, Anderson Mendes Souza, essa primeira visita técnica à área já proporcionou subsídios para definição de ações para o projeto de extensão. “Um dos pontos que identificamos nessa aproximação com a área e que buscaremos tratar junto ao projeto de extensão é da necessidade de fazer um diagnóstico da qualidade da água do rio que beira a comunidade, bem como analisar o histórico de cheias e apresentar tecnologias sociais que possam levar melhorias para os moradores da região”.

No próximo dia 26 de setembro, os integrantes do Senge Jovem retornarão à comunidade para reunião com os moradores do Ribeirão dos Padilhas. Além de Anderson, participaram da visita técnica o coordenador do Senge Jovem, Cícero Martins Júnior, os integrantes do Senge Jovem, os estudantes Letícia Partala, João Olivio e Ronaldo Reia, a integrante do do Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Majup), Isabel da Silva e representantes do Instituto Democracia Popular (IDP) e da ONG Teto Techo.

 

Integrantes do Senge Jovem e das demais entidades em primeira visita técnica a comunidade Ribeirão dos Padilhas.

Ribeirão dos Padilhas – A comunidade do Ribeirão dos Padilhas foi formada na década de 1980 às margens do rio homônimo no bairro Xaxim, em Curitiba, e há mais de 30 anos seus moradores lutam pela regularização e contra a remoção das áreas ocupadas. Conheça um pouco mais da história da comunidade no documentário “Ribeirão dos Padilhas: histórias de resistência agora pode seguir seu rumo”, dirigido por Gustavo Castro, o longa fala sobre o grande fluxo migratório das zonas rurais do norte do Paraná para as regiões periféricas de Curitiba. Clique na imagem abaixo e assista.

 

Fonte: Senge-PR