Integrantes do projeto Senge Jovem fizeram nesta semana visita técnica à área onde será restaurada a Associação de Moradores do Uberaba, na rua Dr. Fabio Rogério Bertoli Arns. O trabalho faz parte do programa Engenharia Solidária desenvolvido pelo Senge Jovem e, além da recuperação do imóvel, irá fortalecer a comunidade local promovendo a ação coletiva para o benefício dos moradores da região.
O restauro da edificação será feito em parceria com a Empresa Jr. Tetris, de estudantes de engenharia civil e arquitetura da UTFPR e prevê a elaboração de projeto arquitetônico e projetos complementares englobando um salão, salas de escritório, banheiros, e área de lazer.
Com o projeto em mãos, a Associação de Moradores do Uberaba fará ações de mobilização junto a comunidade local e das forças políticas e econômicas da região para viabilizar recursos, sejam emendas orçamentárias do município ou financiamentos dos governos estadual e/ou federal, esforços para os quais o Senge Jovem também pretende contribuir.
O trabalho também contará com o suporte do membros da associação de moradores que pretendem também organizar um mutirão para execução da obra.
Durante a visita à região do Uberaba, os integrantes do Senge Jovem também estiveram no espaço da faixa de domínio das Linhas de Transmissão de alta tensão, na rua Maria Medeiros Damas. O local, que deveria ser mantido pela concessionária de energia, atualmente está abandonado com as áreas servindo de depósito de lixo, estacionamentos e outros usos irregulares. Uma das intenções do Senge Jovem é estudar a viabilidade de fazer destas áreas locais para implantação de hortas comunitárias, a exemplo do que ocorre em outros trechos de linhas de transmissão em Curitiba.