Senge-ES promove seminário para discutir Assédio Moral na Engenharia na próxima segunda

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Dia 25 de novembro, no auditório do Crea-ES, de 18h30 às 21h, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) promoverá o Seminário sobre “A Legislação trabalhista aplicada às atividades de profissionais da Engenharia – um olhar sobre o assédio moral”. O objetivo é discutir os avanços da legislação trabalhista sob o enfoque do assédio moral e, principalmente, descrever quais são as principais práticas do assédio moral no campo do trabalho e como combatê-las. O evento conta com o apoio do Crea-ES, da Mútua e da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

Para desenvolver o tema foram convidadas a procuradora federal Ivone Villanova, e a economista, psicóloga e diretora do Sindicato dos Bancários, Bernadete Martins. O evento está sob a coordenação do Senge, representado pelas engenheiras Simone Baía (modalidade Química) e Patrícia Brunow (modalidade Civil).

Uma das razões apontadas para a escolha da data pelas coordenadoras é que as mesmas pretendem marcar entre os profissionais da Engenharia (homens e mulheres) do Espírito Santo o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, que consta no Calendário Oficial da ONU. A programação não é isolada e se estenderá até o dia 10 de dezembro, também conhecido por ser o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.

A coordenadora Simone Baía, que também é Diretora da Mulher da Fisenge, lembra que a data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta de um dos maiores atos de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas e diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas. Desde então, a data passou a ser de grande importância, principalmente para quem sofre ou já sofreu violência.

Este tipo de violência ocorre nos espaços públicos e privados, e não é apenas agressão física. Simone Baía enfatiza que a violência é também psicológica e moral. Cita que agressões verbais reduzem a auto-estima, causam danos à saúde e geram estresse e enfermidades crônicas. A violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.

Ela ainda lembrou que 25 de novembro foi instituído como o “Dia da Não Violência Contra a Mulher”por organizações de mulheres de todo o mundo reunidas em Bogotá, na Colômbia, em 1981 em homenagem as irmãs, que responderam com sua dignidade à violência, não somente contra a mulher, mas contra todo um povo. A partir daí, esta data passou a ser conhecida como o “Dia Latino Americano da Não Violência Contra a Mulher”.

Em 1999, a Assembléia Geral da ONU proclamou essa data como o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” a fim de estimular que governos e sociedade civil organizada nacionais e internacionais realizem eventos anuais como necessidade de extinguir a violência que destrói a vida de mulheres considerada um dos grandes desafios na área dos direitos humanos.

Simone Baía e Patrícia Brunow informam que a participação no Seminário é livre para todos os profissionais da área tecnológica. Outras informações podem ser obtidas no Senge, pelo telefone (27) 3324.1909.

Agnelo Neto Comunicação do Crea-ES

Fonte: Senge-ES