Senge-ES promove curso de energia fotovoltaica

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 

Sistemas solares um mercado em ascensão. Faça sua inscrição!

O curso “Projetista de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede” será realizado de 18 a 20 de agosto em Vitória, Espírito Santo. Trata-se de uma iniciativa do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (Senge-ES) em parceria com o Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Espírito Santo (Crea-ES).

Frente ao atual dilema de escassez de água e energia, à energia solar distribuída ganhou status de solução. O Governo Federalplaneja leilões para 2015, os entes federados acenam com isenção de impostos. Segundo o Datafolha, mais de 70% dos brasileiros quer instalar painéis solares em suas casas e reduzir a conta de luz. Trata-se de uma fonte de energia “limpa” e com um mercado em ascensão.

Pesquisa

Pesquisa do Datafolha divulgada em maio de 2015 corrobora a ascensão da energia fotovoltaica. Segundo o levantamento, 62% dos entrevistados estão dispostos a instalar um sistema de microgeração de energia solar em casa – equipamentos conhecidos por 74% da amostra.  Diante da hipótese de ter acesso a uma linha de crédito com juros baixos e a possibilidade de vender o excesso de energia para a rede elétrica, o percentual de interessados sobe para 71%.

Os recentes aumentos de tarifas de energia, de 29% médios no Sudeste / Centro-Oeste, chegando a 40% para algumas concessionárias, devem impulsionar ainda mais a procura dos brasileiros por alternativas como a instalação de painéis fotovoltaicos em suas residências. Não por acaso a redução nas despesas com eletricidade foi o principal benefício enumerado por 82% entrevistados pelo Datafolha. A redução dos impactos de secas prolongadas (77%), a segurança e confiabilidade dessa fonte (70%) e o fato de que se trata de uma alternativa às hidrelétricas (69%) foram as outras razões mais citadas. O Datafolha ouviu 2.100 pessoas em todas as regiões do país. A pesquisa foi encomendada pelo Observatório do Clima e pelo Greenpeace Brasil.

Isenções à vista

O anúncio de dois leilões para energia solar ainda em 2015 mostra que o Governo Federal também acordou para a única fonte de energia que permite instalar capacidades significativas em curto prazo. A energia atualmente gerada pelas termelétricas brasileiras pode ser substituida pela energia solar em apenas três anos. Foi justamente isso que fez a Alemanha na década passada. Em fevereiro deste ano, no programa Canal Livre da Rede Bandeirantes, o Ministro de Minas e Energiaro, Eduardo Braga, confirmou que a decisão de isentar PIS e COFINS já foi tomada. A desoneração de ICMS será negociada com os estados.

O curso

O curso de 20 horas tem conteúdo voltado parademonstrar como projetar sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR) e aproveitar as eminentes oportunidades profissionais dessa alternativa energética. A programação inclui visita técnica ao primeiro sistema de microgeração distribuída do Estado. O conteúdo será ministrado por especialista internacional na área e certificado pela empresa que projetou e instalou o primeiro sistema fotovoltaico conectado na rede do Brasil. Mais informações abaixo:

O curso

Objetivo: capacitar engenheiros, eletricistas e interessados a projetar sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR).

 

Público alvo: engenheiros e profissionais interessados na área elétrica devidamente registrados em seus órgãos profissionais.

 

Vagas: 30 participantes.

 

Material didático: serão entregues planilhas práticas que permitem aos participantes iniciar seus projetos logo em seguida, como também material adicional de estudo, em formato eletrônico.

 

Data: 18 a 20 de agosto.

 

Duração: carga horária de 20 horas, dividida em três dias.

Dia 18/09 -das 18:00 às 22:00 horas

Dia 19/09 – das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas

Dia 20/09 – das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas

 

Local: Auditório do Crea-ES. Av. Cezar Hilal, 700 – 1° andar – Bento Ferreira, Vitória – E. Santo.

 

Conteúdo Programático

  • Tipos de sistemas usando energia solar fotovoltaica
  • Características de sistemas ligados à rede
  • Equipamentos: módulos, inversores, outros componentes
  • Dimensionamento com cálculo de três casos diferentes
  • Pré-análise do local da instalação
  • Processo de ligação conforme RN ANEEL 482
  • Normas técnicas
  • Instalação
  • Retorno de investimento
  • Mercado

 

Instrutor

O alemão/brasileiro Hans Rauschmayer será o instrutor. Ele realiza palestras sobre a Energia Fotovoltaíca no Brasil e exterior, bem como ministrou aulas sobre energia solar para UFRJ e PUC-RJ, entre outros. Além de experiência internacional em parques solares, o consultor em eficiência energética é pioneiro na adesão ao sistema de microgeração distribuída utilizando energia fotovoltaica produzida em sua própria residência.

 

Hans é consultor do Sebrae/RJ de Eficiência Energética (especialização Energia Solar) e da GIZ, além de monitor da Sociedade do Sol desde 2006. É sócio-gerente da Solarize Serviços em Tecnologia Ambiental Ltda (www.solarize.com.br), empresa que existe desde 2003 e oferece cursos sobre energia solar térmica e fotovoltaica desde 2008. Seus trabalhos incluem parceiros como Odebrecht, Senai, Fiocruz, GIZ, Prefeitura, Caixa, Eletrobrás, Instituto Ideal e universidades como UFRJ, UFF, PUC-RJ. No Rio de Janeiro, a Solarize projetou e instalou o primeiro sistema fotovoltaico conectado na rede, e também recebeu o Selo Solar como primeira empresa do setor no Brasil.

 

Investimento

R$ 180,00 – Valor para profissionais associados em dia com o Senge-ES (contribuição social) ou estudantes de nível superior em engenharia, agronomia, geólogos, geógrafos, meteorologistas e carreiras similares.

 

R$ 300,00 – Valor para profissionais não associados ao Senge-ES.

 

Obs: profissionais aposentados a partir de 2009 e filiados ao sindicato tem isenção da anuidade social.

 

 

Inscrição

 

Depósito bancário:

CAIXA ECONÔMICA

AGÊNCIA:0167

CONTA CORRENTE: 1892-2

OPERAÇÃO: 003

 

Confirme sua inscrição:

Como o curso tem limite de 30 vagas, recomendamos o contato com o Senge-ES antes da efetivação do depósito pelo 3324.1909 / 99900.6961.

 

Os comprovantes de depósito digitalizados devem ser enviados para o e-mail senge-es@senge-es.org.br, com o título “CURSO: Projetista de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede” que irá responder confirmando a inscrição.

 

Caso todas as vagas já estejam preenchidas, o valor será integralmente devolvido.

 

Informações

 

Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo. Av: Marechal Mascarenhas de Moraes, 2562, Ed Espaço Um, Sl 305/306. Bento Ferreira –Vitória – ES. Telefax: (27) 3324.1909.

Site: www.senge-es.org.br

Siga-nos: www.facebook.com/pages/Senge-ES

 

Fonte: Senge-ES