Senge-ES: Palestra aborda inovações na Engenharia Rodoviária, participe!

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As novidades no uso de pavimentos de baixa e alta performance na engenharia rodoviária serão abordadas na palestra “Inovações tecnológicas na área de pavimentação rodoviária e em aeroportos”. O evento será realizado no dia 31 de outubro de 2019, a partir de 18h30, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

A palestra é gratuita e inclui o certificado de participação. CLIQUE AQUI e faça sua inscrição!

O evento é uma realização do Crea-ES, com apoio da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Espírito Santo (Abenc-ES), do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES), da Sociedade Espírito-santense de Engenheiros (SEE) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-ES (Mútua-ES).

Destinados a engenheiros, profissionais da área e acadêmicos, a palestra apresenta estudos de laboratório de solo e asfalto, avaliações estruturais de pavimentos, bem como controle tecnológico das atividades do setor.

Palestrante

A palestra será ministrada pelo engenheiro civil Eudier Antônio da Silva, que foi destaque durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em setembro, em Palmas (TO), quando apresentou o painel “Infraestrutura Municipal e Inovações Tecnológicas”.

O palestrante é engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), professor da Faculdade Centro-Leste – UCL e membro do The PanAmerican Institute of Highways – Virginia/EUA. Além disso, Eudier é responsável pelos estudos do uso do pó de pneu em misturas asfálticas.

Uma das utilizações deste estudo chegou ao Aeroporto de Vitória, que é o primeiro do País a utilizar a tecnologia Stone Matrix Asphalt (SMA) na pista de pouso, o que o torna referência nesta prática, dando mais segurança e estabilidade às aeronaves que aterrissam na capital.

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Temas

Dentre os temas da palestra estão os estudos de laboratório “solos e asfalto”, composição de traços da massa asfáltica, relação entre “Stone Matrix Asphalt (SMA) e Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)”, avaliação estrutural do pavimento, assim como controle tecnológico.

Na pauta do evento também estão outros dois assuntos essenciais para os profissionais da área da Engenharia Rodoviária: solos plásticos estabilizados quimicamente com dynabase para uso em camada de base de um pavimento, além de revestimento asfáltico chamado Stone Matrix Asphalt, executado na pista do novo aeroporto de Vitória.

Eudier destaca que a estabilização trata-se da utilização de um subleito existente, camada da terraplanagem, ou uso de empréstimos à margem da rodovia. “Isso irá evitar o uso de base de materiais pétreos como britas graduadas ou bicas corridas, cujo custo é bem superior, onerando em 50% o custo do quilômetro pavimentado”, diz.

Além disso, o engenheiro civil informa que a aplicação do SMA é uma novidade no Espírito Santo, visto que não havia sido utilizado antes do novo aeroporto de Vitória. “O SMA é uma massa asfáltica de alta performance, drenante e de excelente macrotextura”, explica.

 

Fonte: Senge-ES