O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) acaba de lançar a edição n° 23 do jornal O Engenheiro. A publicação aborda temas contemporâneos do mundo do trabalho e da engenharia. Os profissionais filiados receberão a publicação em suas residências.
O destaque desta edição fica com o recente acordo que garantiu o pagamento de piso salarial para os engenheiros da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Ao todo 108 profissionais foram beneficiados. A decisão foi homologada em audiência da Semana Regional da Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo.
A mobilização do Senge-ES junto ao Movimento de Valorização Profissional dos Profissionais Tecnológicos Públicos também é abordada. As ações incluem o pedido de que uma “Força Tarefa Fiscal” seja criada para garantir que as atividades dos profissionais nos órgãos de Estado sejam devidamente registradas em seus respectivos conselhos técnicos.
Além disso, o jornal debate ações ligadas ao campo do trabalho. O retrocesso da nova lei da terceirização (PL 4.330) é um dos temas tratados, assim como a Proposta Emenda Constitucional (14/2015) que objetiva flexibilizar atuação dos engenheiros no setor público. A criação da Frente Parlamentar de Engenharia e Agronomia do Espírito Santotambém é destaque. Ela foi feita justamente para acompanhar de perto essas e outras iniciativas que tramitam em Brasília, mas tem ligação direta com o percurso profissional dos trabalhadores.
A recente crise hídrica que castigou a região Sudeste é abordada na coluna Panorama, assinada pelo engenheiro civil Celso Luiz Caus. E uma entrevista com o novo presidente do Senge-ES, engenheiro eletricista Ary Medina Sobrinho, conta dos primeiros passos da administração 2015/2017.
Você também pode baixar a edição do jornal clicando AQUI
Fonte: Senge-ES