Senge-ES integra Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública continua lutando para que o trabalho nas Prefeituras e no Governo do Estado seja devidamente valorizado. Para tanto, sindicatos das diversas categorias têm se reunido periodicamente com representantes dos trabalhadores. Um desses encontros foi feito na última terça-feira (08/10), na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (SENGE-ES). O objetivo é formar uma intersindical.
A intersindical é uma frente de sindicatos que defende os interesses dos trabalhadores. Será composta pelas diversas categorias que compõem o Movimento. Diferentes ramos profissionais que partilham de uma causa justa e de interesse comum. Uma luta pela valorização dos profissionais do setor público e, consequentemente, um processo de otimização dos serviços oferecidos para população das cidades capixabas.

Dentre outros pontos, o Movimento trabalha para sensibilizar as administrações públicas pela correta remuneração de seus profissionais – Lei 4.950-A (Lei do Salário Mínimo Profissional); bem como pelo pagamento de piso das demais profissões não citadas na referida Lei de 1966, mas que também merecem receber nos patamares praticados no mercado.

Trabalhadores dos municípios da Grande Vitória já se mobilizam nos Executivos e Legislativos de suas cidades. No começo de setembro, o primeiro Grande Encontro do Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública foi realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES). Agora, outro encontro está sendo programado para novembro.

Os encontros sistematizados do chamado Grupo Articulador garantem que o Movimento mantenha um diálogo constante, bem como amadureça propostas que serão levadas ao conhecimento, e consentimento, de todas as categorias envolvidas.

Vitória
Os Engenheiros, Arquitetos, Geógrafos, Geólogos e Analistas de Sistemas da prefeitura de Vitória se reuniram no CREA-ES na última segunda-feira (14/10). Na pauta, reivindicações por melhores condições de trabalho, bem como avaliação de caminhos jurídicos que garantam o correto pagamento dos trabalhadores.

Parceiros
O Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública conta com servidores da Grande Vitória e interior do Estado e integrantes do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (SENGE-ES), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Espírito Santo (SINDARQ/ES) e Instituto dos Arquitetos do Brasil/Departamento do Espírito Santo (IAB/ES), contando também com o apoio da Associação Profissional dos Químicos do Estado do Espírito Santo (APROQUIMES); Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES); Conselho Regional de Química do Espírito Santo (CRQ 21ª Região/ES); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES); Sindicato dos Trabalhadores em Empresas, Associações e Órgãos Públicos e Privados de Informática, Tecnologia da Informação, Comunicação e Processamento de Dados do Estado do Espírito Santo (SINDPD/ES); Sindicato dos Técnicos Industriais (SINTEC-ES); Sindicato dos Tecnólogos (SINTECNÓLOGOS-ES) e Sindicato dos Técnicos Agrícolas (SINTAES).

Fonte: Comunicação Senge-ES