Senge-ES elege os delegados para o 8º Consenge

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No dia 05/07 foi realizado em Vitória o último Encontro Regional do SENGE-ES, evento preparatório para o 8º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). Além das palestras e debates que também marcaram os primeiros eventos – realizados em Linhares e Cachoeiro –, em Vitória foram eleitos os delegados que representarão o SENGE-ES no Congresso Nacional.

 

Aproximadamente 80 pessoas acompanharam o evento, entre diretores do Sindicato, profissionais sindicalizados, estudantes de engenharia e convidados. Entre eles estiveram presentes o presidente do CREA-ES, Eng. Civil e de Segurança do Trabalho Luis Fiorotti, do presidente da FISENGE, Eng. Eletricista Olímpio Alves dos Santos, do Deputado Federal Lelo Coimbra, do Presidente da SEE e Diretor-Geral da Mútua, Eng. Civil José Maria Cola dos Santos e do Eng. Eletricista Paulo Bubach, representando o CONFEA.

 

O presidente do SENGE-ES, Eng. Mecânico Sebastião da Silveira, lembrou da importância deste evento, que trata de temas em voga como o Meio Ambiente e a geração de energia através de fontes alternativas, além de citar a iniciativa do Sindicato, que pela primeira vez levou as discussões do Consenge para outras regiões do Espírito Santo. “Além de aumentar a presença do Sindicato pelo estado, essa ação permite que mais profissionais participem das discussões e dá mais visibilidade ao próprio Congresso Nacional”, afirma Sebastião.

 

A primeira palestra do dia foi ministrada pela professora Denise Rocco de Sena, do CEFETES, que apresentou trabalho sobre o Biodiesel e seus aspectos tecnológicos, sociais e ambientais. Além de representar uma nova forma de energia renovável, a produção do biodiesel também traz um impacto social através de projetos de agricultura familiar para o plantio da matéria-prima que estão sendo desenvolvidos principalmente no Nordeste.

 

Em seguida foi a vez da professora Maristela Gomes da Silva, diretora do Centro Tecnológico da UFES, que falou sobre o papel da Engenharia na Sustentabilidade e os desafios que são apresentados aos Engenheiros, levando em conta todos os problemas que envolvem a sustentabilidade, como efeito estufa, aquecimento global e questões políticas.

 

terceiro palestrante foi o Prof. Josué de Menezes, membro do CONPTEC, que apresentou uma palestra no mesmo tema da professora Maristela, porém analisando o outro lado da questão, a da educação dos engenheiros para pensar nestes problemas desde sua formação.

 

Finalizando as palestras principais, o diretor da FISENGE, Agamenon Rodrigues Oliveira, falou de forma ampla sobre o tema Organização Sindical, baseando-se no texto do Prof. Vito Gianotti, que foi apresentado em evento realizado na sede da Federação, no Rio de Janeiro.

 

Após as palestras, o Diretor de Inovações Tecnológicas do CREA-ES Jr, Bruno Stutz Xavier apresentou um trabalho intitulado “Energia Limpa”, no qual mostrou alternativas ao transporte público que visam a diminuição das emissões poluentes, utilizando principalmente motores elétricos.

 

Eleição de Delegados

 

Após a apresentação das palestras, foi realizada a eleição para escolha dos delegados que representarão o SENGE-ES no 8º CONSENGE, que será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, em Santa Catarina. Poderiam votar todos os membros filiados do SENGE-ES presentes que estivessem em dia com suas obrigações sindicais.

 

Os delegados eleitos foram:

Eng. Eletricista Antonio Vitor Cavalieri
Eng. Civil Wania Nassif Marx
Eng. Civil Patricia Brunow
Eng. Eletricista Rogério Nascimento Ramos
Eng. Eletricista Ivan Pierozzi
Eng. Eletricista Orlando Zardo Júnior
Eng. Mecânico Braz Ragassi

 

Suplentes:

Eng. Eletricista e Civil Olavo Botelho Almeida
Eng. Mecânico Adelar Castiglione Cazaroto
Eng. Civil Marcos Motta Ferreira

 

Fonte: Senge-ES