Senge-ES e o Coletivo das Mulheres da Fisenge promoveram o evento no dia 31 de março

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Um auditório lotado de homens e mulheres assistiu ao seminário “A Legislação trabalhista aplicada às atividades de profissionais da Engenharia – um olhar sobre o assédio moral”. Orientações sobre esse tema são fundamentais, principalmente no Espírito Santo, local onde os números de violência contra a mulher e os crimes por proximidade tem os maiores índices do Brasil.

O evento, realizado no dia 31 de março, é o segundo encontro feito pelo Sindicato dos Engenheiros sobre esse tema. No final do ano passado o assunto já havia sido abordado com uma grande discussão. Nas duas ocasiões, o assunto foi exposto por meio das palestras da procuradora federal Ivone Villanova, e da economista, psicóloga e diretora do Sindicato dos Bancários, Bernadete Martins. Ambas possuem forte atuação no movimento feminista e tem experiência em como lidar com essa questão delicada e, muitas vezes, de difícil comprovação jurídica.

Foram trazidos casos como exemplo, bem como explicações dos caminhos jurídicos a serem tomados pelas vítimas. O objetivo foi discutir os avanços da legislação trabalhista sob o enfoque do assédio moral e, principalmente, descrever quais são as principais práticas do assédio moral no campo do trabalho. Mas a discussão foi além. A necessidade de políticas públicas efetivas para combater a violência contra as mulheres foi apontada como necessidade que o governo ainda não consegue resolver.

O evento foi uma realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) e do Coletivo de Mulheres da Fisenge. O Seminário teve o apoio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-ES (Mútua). Toda programação foi gravada e irá ser veiculada em vídeo que orienta e informa sobre o tema. O seminário foi realizado no auditório do Crea-ES.