O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), em parceria com o Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA), lançou o projeto Banco de Talentos, uma iniciativa que visa aproximar as empresas e contratantes de profissionais que tenham habilitação para atuar nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Para os profissionais, o Banco de Talentos é uma oportunidade para facilitar a divulgação dos seus serviços e também para atuar no mercado.
No projeto, todos os profissionais registrados no Crea-BA poderão incluir os seus currículos profissionais no ambiente profissional e os dados poderão ser acessados por empresas, contratantes e recrutadores que tenham interesse. O acesso para quem busca os currículos é fácil e pode ser feito, por exemplo, por modalidades profissionais.
Como cadastrar o seu currículo
Se você é profissional das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências e tem registro no Crea-BA, basta seguir os passos a seguir, que são simples e rápidos:
1. Realizar o login no Ambiente Profissional (SITAC);
2. Clicar no Menu “Ferramentas”;
3. Escolher a Opção “Currículo”;
4. Escrever uma breve apresentação profissional e/ou descrição do currículo;
5. Anexar o currículo em formato PDF;
6. Clicar em cadastrar;
7. Pronto! O seu currículo está cadastrado e poderá ser encontrado por empresas e contratantes interessados.
Mas, vale chamar a atenção para um aspecto: todas as informações que constam no documento são de inteira responsabilidade dos profissionais, já que o Crea-BA e o Senge-BA não têm nenhuma interferência na construção de cada currículo.
Como acessar o Banco de Talentos
O Banco de Talentos, que vai reunir todos os currículos cadastrados dos profissionais que tenham interesse em fazer parte do projeto, pode ser facilmente acessado por empresas, contratantes de serviços ou recrutadores especializados. Para isso, basta entrar no link (www.creaba.org.br/curriculo), que é público.
Na plataforma, quem estiver acessando pode fazer a busca de forma personalizada, através do nome ou CPF do profissional, por exemplo. É possível também buscar por modalidade, colocando no item “Título Profissional” a de sua preferência, como “engenheiro civil”, “engenheiro químico”, “engenheiro agrônomo”, “engenheiro eletricista”, “geólogo”, “geógrafo” e tantas outras.
O Banco de Talentos foi desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia do Crea Bahia e é mais uma iniciativa que visa aproximar os profissionais e a sociedade do Conselho. Em 2020, o compromisso é atender ainda melhor!
Fonte: Ascom Crea-BA