Senge-BA realiza curso de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No dia 20 de agosto, o Departamento de Construção Civil do IFBA de Salvador, em parceria com o Senge-BA e com apoio da APUB (Associação dos Professores Universitários da Bahia) e da Fisenge, realizou curso de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, com Estudo de Caso do Município de Senhor do Bonfim.

O instrutor do curso foi Ubiratan Félix, engenheiro civil, professor do IFBA Salvador e presidente do Senge-BA. O professor enfatizou os aspectos necessários para levantamento do diagnóstico institucional, gerencial, operacional, da manutenção preventiva e corretiva, da qualidade e abrangência dos serviços ofertados a população e dos custos de limpeza urbana municipal.

A partir do diagnóstico, foram apresentado as diretrizes para elaboração do modelo de recuperação de custos e controle social. Ubiratan ressaltou que o modelo proposto deve levar em consideração a realidade econômica e arrecadação do ente municipal, assim como as desigualdades sociais e de acesso de infraestrutura urbana dos diferentes bairros da cidade. O Plano de Gestão de Limpeza Urbana deve ser instrumento que irá consolidar o novo modelo de gestão de resíduos sólidos do município.

Fonte: Senge-BA