Senge-BA realiza curso de formação política com Prof. Valter Pomar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Entre os dias 11 e 13 de março, o Senge Bahia realizou, com apoio da Fisenge, Apub Sindicato e Senge Sergipe, Curso de Formação Política ministrado pelo Doutor em Economia Política e Relações Internacionais da UFBAC, Prof. Valter Pomar. Grande parte do público foi composto por mulheres, ressaltando a importância da crescente participação e qualificação delas em espaços sociopolíticos. Para viabilizar a participação de mães e pais com filhos, a organização disponibilizou espaço de monitoria e recreação para as crianças durante a realização do curso.

Na abertura, o presidente do Senge Bahia, Ubiratan Félix, relatou a história da organização sindical e a importância da luta dos trabalhadores por seus direitos. Pomar iniciou o curso falando sobre a fase do capitalismo que o Brasil se encontra. “A primeira questão a se destacar aos dias de hoje é que nunca o capitalismo foi tão hegemônico como é atualmente”, observou ele. Após a dissolução da União Soviética, com a queda do Muro de Berlim, em 1991, a hegemonia do capital se torna globalizada. Como consequência, houve acelerado acirramento de problemas sociais, econômicos e políticos. “É indissociável, falar de capitalismo e  não falar de crise”, aponta Pomar.  Como o capitalismo é baseado na propriedade privada dos meios de produção e da apropriação da riqueza produzida por aqueles que não são proprietários, ele gera uma desarmonia permanente.

O professor prosseguiu explicando sobre o declínio da hegemonia política dos Estados Unidos, que apesar disso continuam sendo hegemônicos no âmbito militar, midiático e também da moeda. Um segundo fator evidenciado por ele é a ascensão de novos polos de poder, como a China. No evento ainda foram debatidas a conjuntura internacional e também os mandatos de Lula e Dilma no Brasil.

Cláudia Miranda, presidente da Apub Sindicato, manifestou a necessidade constante de realização de outros cursos do tipo, inclusive no interior da Bahia “Há muito anos que a gente não passava por um processo de expansão das Universidades Federais, e isto tem levado a um quadro de renovação enorme. São pessoas com pouco engajamento e cursos como estes são importantes para ajudar a compreensão desse momento complexo que estamos vivendo no Brasil”, afirmou Miranda. Ao final do curso, a Apub Sindicato distribuiu a cada participante do evento um exemplar do livro “Intervenção da Imprensa na Política Brasileira” (Editora Perseu Abramo), lançado em fevereiro pelo jornalista Emiliano José.

Fonte: Senge-BA