Senge-BA promove seminário sobre o sistema metroviário

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na última quinta-feira, 9 de maio, aconteceu o Seminário Diagnóstico do Sistema Metroviário de Salvador. Esse já é o quinto encontro realizado pelo Senge-BA, com outras entidades parceiras, para discutir a questão da mobilidade urbana na cidade. Ubiratan Felix, presidente do Senge-BA, destacou a importância da urgência de soluções para este problema, já que Salvador é capital sede de eventos esportivos mundiais, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de Futebol.

“A cidade já completou 13 anos de obras para construção de um sistema metroviário. É quatro vezes o tempo previsto pelo projeto inicial e ainda não há certeza de quando os trens entrarão em operação. Em 2013, se concluiu apenas parte do trecho da primeira etapa, da estação da lapa ao acesso norte. Correspondem apenas 6 km do total de 12 km de extensão do sistema”, contou.

Segundo pesquisa de 2013 do Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEA), um cidadão leva em média uma hora do percurso de casa para o trabalho devido ao trânsito na cidade. “Na prática, é comum superar mais de uma hora em engarrafamentos”, afirmou Ubiratan.