Senge-BA presente na II Jornada de Engenharia Sanitária e Ambiental do IFBA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na tarde de quarta-feira (26/11/2015), o presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, fez parte da mesa de abertura da “II Jornada de Engenharia Sanitária Ambiental” no IFBA. Os participantes da mesa falaram da relevância do equilíbrio do desenvolvimento e a preservação do meio ambiente, por isso a engenharia ambiental deve sempre se aprimorar. O evento que irá prosseguir até o sábado (28/11), contará com diversas palestras, painéis e no ultimo dia mini cursos para os inscritos.

Logo após a mesa de abertura, a cerimonialista abriu o primeiro painel do evento, “Sociedade, desenvolvimento e equidade: o desafio das mulheres no Brasil.” que debateu a importância do empoderamento da mulher no mercado de trabalho. A professora, Gina Pinheiro, apresentou dados do IBGE que apontam a discrepância dos salários entre homens e mulheres no mercado de trabalho. “A mulher branca ganha menos do que o homem branco e a negra tem seu salário ainda menor do que ambos”, relatou Gina.

Júlia Garcia, representando o Senge Bahia, salientou o fato da nossa sociedade ser constituída por um grupo de características, sendo então capitalista, racista, machista e patriarcal. Essas características fazem com que exista uma imposição sexista, onde o naturalizado é que as mulheres assumam o trabalho como donas de casa e os homens ocupem espaços de poder. Apesar disso as mulheres conquistaram, com muita luta, sua independência e o direito de também ocupar esses espaços. O que faz com que elas acabem entrando em uma jornada tripla de trabalho, pois, apesar de terem assumido posições de poder, continuam tendo que cuidar da casa e da família. Como solução, Julia, citou a necessidade do aprimoramento da democracia, para que a classe trabalhadora e as mulheres se sintam representadas.

Fonte: Senge-BA