Senge BA marca presença na 5ª Conferência Estadual das Cidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Senge BA marca presença na 5ª Conferência Estadual das Cidades, que acontece até o dia 8 de agosto de 2013 (próxima quinta-feira), no Centro de Convenções em Salvador.A entidade disponibilizou um stand com apresentação de cartilhas e informativos sobre arquitetura pública, saneamento básico, mobilidade urbana, entre outras temáticas de grande importância para a Engenharia e profissionais interessados em desenvolvimento sustentável das cidades.

“Precisamos debater na Conferência a questão da mobilidade urbana e do transporte público de qualidade, pois são essenciais para a garantia de demais direitos sociais, como a educação, o trabalho, a saúde, o lazer, ou seja, o direito à Cidade”, fala o presidente do Senge BA, engº civil Ubiratan Félix, presente nesta terça-feira (6) nas atividades da Conferência.

O evento traz como temática  a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e como Lema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”, cujo objetivo central é a construção da Lei que cria o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. A Conferência reúne cerca de 1300 delegados, representantes de mais de 250 cidades baianas, além de autoridades e especialistas.

São quatro eixos temáticos principais: 1 – Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; 2 – Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano; 3 – Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial; e 4 – Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade.

Abertura –  A abertura do evento foi realizada na última segunda-feira (5), com o discurso do Secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Monteiro, que também é presidente do Conselho Estadual das Cidades.

“Precisamos sair desta Conferência, rumo à Conferência Nacional das Cidades, indicando caminhos para resolver os graves problemas que as cidades brasileiras têm enfrentado quanto ao ordenamento, de modo a assegurar qualidade de vida para as pessoas e desenvolvimento com sustentabilidade”, afirmou Cícero Monteiro.

Outras autoridades também discursaram na ocasião. Dentre estas, o Secretário da Casa Civil, Rui Costa, que na ocasião representou o Governador do Estado, Jaques Wagner. Rui Costa falou da importância do debate participativo, as ações do governo, mas não deixou de lado a importância de olhar para frente no que tange às demandas por políticas públicas.

 

Fonte: Senge BA