Senge-BA: Escola Politécnida da Ufba busca ensino voltado para inovação e empreendedorismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A IV Semana de Engenharia Química da Ufba – SEQ trouxe com o tema Da Bioengenharia ao Empreendedorismo, uma importante preocupação com iniciativas acadêmicas que estimulem a inovação no processo de ensino e aprendizagem. O evento, realizado na Escola Politécnica, nos dias 17/8 a 21/8, reuniu especialistas da área e gestores de grandes empresas petroquímicas da Bahia, como a Braskem, uma das apoiadoras da IV SEQ.

“O curso de Engenharia Química da Ufba tem a tradição do ensino mais técnico. O evento busca trazer experiências inovadoras para o ensino, desde a bioengenharia até o empreendedorismo. Muitos alunos se formam sem saber que podem ser empreendedores na área”, explica Bianca Santos, coordenadora geral da SEA e estudante do 5º semestre de Engenharia Química da Ufba.

Vice- diretora da Escola Politécnica da Ufba, a engª Regina Ferreira, explicou que a Universidade, através da iniciativa InovaPoli, começa a desenvolver projetos direcionados à inovações tecnológicas, o que tem cada vez mais estimulado professores e estudantes a desenvolverem novos sistemas. “Além do InovaPoli, queremos também, junto com os coordenadores de cada curso, fazer modificação nos currículos acadêmicos para que incorporem temas como nanotecnologia e biotecnologia, atualmente dedicados apenas em disciplinas optativas”, diz.

O Senge BA também marcou presença como apoiador da IV SEQ. Durante o evento, o presidente do Sindicato, engº Ubiratan Félix, destacou a Engenharia como profissão essencial para o desenvolvimento do país, inclusive, para se tornar exportador de tecnologia. “Ainda temos pouca pesquisa e patentes. Essa discussão sobre o país que nós queremos perpassa pelos profissionais da Engenharia”, ressalta.

 

Fonte: Senge-BA