Senge-BA: Engenheiro oferece curso sobre bioconstrução

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Entre os dias 03 e 05 de maio, o engenheiro civil e bioconstrutor, Marcos Botelho e o bioconstrutor, Samir Said, oferecem o curso “Vivência de Bioconstrução”, na cidade de Itacimirim-BA. 

A bioconstrução se baseia na ideia de construir pensando, desde a concepção do projeto, em reduzir impactos ambientais. Envolve o resgate de técnicas sustentáveis e a adoção de materiais ecológicos. 

“O curso é fruto da visão dos bioconstrutores envolvidos na obra de que toda oportunidade de difundir técnicas sustentáveis de construção deve ser aproveitada”, explica Marcos Botelho. Ainda segundo ele, o objetivo é “
divulgar a construção com terra e capacitar pessoas a iniciarem o caminho de resgate desse saber ancestral”.

Entre os assuntos abordados no curso estão a terra enquanto material de construção; a composição de traços para fabricação de tijolos de terra crua (Adobes) e sua fabricação e assentamento; chumbamento de caixas de portas e janelas em paredes de terra com argamassa de terra e reboco de e tinta de terra. Ele se destina tanto a técnicos da construção civil (arquitetos, engenheiros, pedreiros, etc), que tenham interesse em saber mais sobre técnicas de construção com terra, quanto também a toda e qualquer pessoa interessada na prática. Os valores da inscrição variam de R$ 220 a R$ 450 reais, sendo o menor valor voltado para estudantes bolsistas. Haverá alimentação no local e certificado de conclusão.

A programação completa e mais informações estão disponíveis no formulário de inscrição que pode ser acessado neste link

 

Fonte: Senge-BA