Senge-BA: Em Assembleia, trabalhadores da FORD/MSX rejeitam proposta e lançam campanha para negociação

WhatsApp Image 2019-09-18 at 09.08.05
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

WhatsApp Image 2019-09-18 at 09.08.05

Na terça feira (17/09), durante mais uma Assembleia no estacionamento do PD da Ford, trabalhadores e trabalhadoras votaram de forma unânime e recusaram a proposta da MSX. A proposta concretiza o que a comissão e o sindicato vem denunciando, desde o começo das negociações, o rebaixamento das condições e direitos das trabalhadoras e trabalhadores já adquiridos ao longo dos mais de 15 anos de acordos coletivos e conquistas das engenheiras e engenheiros. A Assembleia foi a maior já realizada no local, reunindo 94 pessoas.

Na última rodada de negociação ficaram evidentes as contradições da proposta e a única alternativa encontrada foi dar entrada na mediação no Ministério Público, conforme encaminhado na reunião. Insatisfeita com a mediação, a MSX enviou mais uma proposta, porém sem grandes avanços. Esta nova proposta foi rejeitada pelos/as trabalhadores e trabalhadora, que estão em estado assembleia permanente. Outro encaminhamento da assembleia foi o lançamento de uma campanha: FORD/MSX negociem Já!! Ainda, a plenária aprovou a continuidade da realização de atos durante o processo de negociação. 

O diretor do Senge-BA, Allan Hayama ressalta que “essa nova proposta foi uma forma perversa e uma saída ruim que a empresa encontrou para tentar ludibriar a categoria e deslegitimar o sindicato e a comissão, contradizendo a rodada de negociação onde foi acordado que deveriam entrar com pedido de mediação. A empresa ignorou a negociação e enviou nova proposta com o intuito de desmobilizar a categoria”. Ele apontou, entretanto, que a categoria segue mobilizada; na terça-feira, dia 17, houve uma paralisação de duas horas, entre 7h e 9h da manhã. 

 

Fonte: Senge-BA