Seminário no Senge-PR debaterá modelos de extensão universitária na Engenharia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Com inscrições gratuitas, o seminário, a ser promovido pelo Senge Jovem (Paraná) no dia 17 de novembro, terá palestras sobre os desafios e as expectativas dos universitários nos projetos de extensão junto à sociedade, além de apresentação de projetos e modelos adotados na UFPR e na Universidade Positivo

No dia 17 de novembro, o Senge Jovem promoverá seminário em Curitiba para debater o modelo de extensão universitária em Curitiba e os desafios dos universitários junto aos projetos de extensão nas instituições públicas e privadas. Clique aqui e se inscreva gratuitamente. O evento será das 18 horas às 21h30.

Junto com o ensino e pesquisa, a extensão universitária completa o tripé que sustenta o ensino superior no Brasil, conforme indicação da Constituição Federal, sendo uma ação voltada à comunidade e fundamental para a aplicação e multiplicação do conhecimento.

Na área da engenharia, o Senge é um dos principais defensores do uso do conhecimento tecnológico em ações sociais, sobretudo em atividades que proponham uma interação transformadora entre os futuros profissionais de engenharia e a sociedade, ressaltando o papel do engenheiro como um agente que promove o desenvolvimento e o potencial da engenharia na produção de processo de transformações no país.

Prova desse compromisso do Sindicato são as ações junto ao Senge Jovem, que há dois anos vem desenvolvendo ações de qualificação profissional para os estudantes, além de propor projetos de cunho social, como o Engenharia Solidária, em que a entidade, com o auxílio de estudantes e profissionais da área, presta assistência em questões de Engenharia a movimentos sociais e à comunidade.

Além do debate sobre os modelos de extensão universitária adotados na Universidade Federal do Paraná e na Universidade Positivo, o seminário também terá palestras sobre o contexto e origem da engenharia, com o professor do Departamento de Estruturas da Escola Politécnica da UFPR e Diretor do Senge-RJ, Agamenon Oliveria, e apresentação das experiências do Grupo de Estudos em Sistemas Agroflorestais e Questões Socioambientais da UFPR (Gesaf UFPR) e do Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular (MAJUP).

O evento será realizado no auditório do Senge em Curitiba, na Rua Marechal Deodoro, 630, 22 andar, Centro Comercial Itália. Confira abaixo a programação do Seminário de Extensão na Engenharia: desenvolvimento social e justiça e participe!

PROGRAMAÇÃO
18h – Abertura

18h10 – Contexto e origens da Engenharia
Palestrante – Agamenon Oliveira – doutor em engenharia mecânica e em história das ciências e professor do Departamento de Estruturas da Escola Politécnica da UFPR.

18h40 – Extensão na Universidade Federal do Paraná
Palestrante – Iara Thielen – professora do Departamento de Psicologia da UFPR e Coordenadora de Extensão na UFPR.

19h10 – Extensão na Universidade Positivo
Palestrante – Carlos Longo – professor e pro-reitor acadêmico da Universidade Positivo.

19h40 – Perguntas para a mesa

20h – Intervalo

20h15 – A experiência do Grupo de Estudos em Sistemas Agroflorestais e Questões Socioambientais da UFPR (Gesaf UFPR).

20h30 – A experiência do Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular (MAJUP).

20h45 – A atuação do Engenheiros Sem Fronteiras no Brasil

21h – Perguntas para a mesa

21h20 – Encerramento

Fonte: Senge-PR

http://www.senge-pr.org.br/cursoseventos/seminario-de-extensao-na-engenharia-desenvolvimento-social-e-justica/