Seminário ImPACto Rio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Há cerca de dois anos, quando foi realizada a primeira versão do Seminário ImPACto Rio, no Clube de Engenharia, na ocasião do início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento no Rio de Janeiro, reunindo Poder Público, empresas e profissionais de engenharia, agentes financeiros e entidades de classe do setor, a palavra de ordem era “desafio”. Do ponto de vista social, o desafio era transformar o PAC/Favela numa obra da cidade realizada na favela e não numa obra na favela ou da favela. Do ponto de vista da engenharia, o desafio era vencer as dificuldades de realizar obras com alto grau de complexidade, exigências e inovações tecnológicas, prazos curtos e em áreas adversas, na maioria compostas por morros e encostas, e muitas vezes inóspitas.

Hoje, o Rio de Janeiro e a engenharia brasileira vivem um momento particular da sua história. Por meio de um conjunto de investimentos decorrentes de políticas públicas de desenvolvimento social, executadas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as profundas desigualdades acumuladas na cidade ao longo dos anos estão sendo eliminadas, dando lugar ao velho sonho de integrar definitivamente essas comunidades à cidade. E os desafios da Engenharia foram vencidos, agregando novas tecnologias à maneira de construir e viver na cidade.
Depois do sucesso do ImPACto Rio 1, a segunda versão do evento – o ImPACto Rio 2 – vai colocar essa experiência em debate, analisando os principais desafios superados pela engenharia brasileira e as soluções desenvolvidas em conjunto para urbanizar e integrar as favelas à vida sócio-econômica das cidades.

O evento pretende reunir autoridades dos governos federal, estadual e municipal, profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, técnicos dos setores público e privado, empresários, associações de classe profissionais, estudantes e representantes da sociedade civil. Esses convidados compartilharão seus conhecimentos e debaterão as experiências profissionais e tecnológicas desenvolvidas nas ações do PAC, bem como seu impacto sócio-econômico no processo de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES