Seminário discute a Integração latino-americana e as eleições na Argentina

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No dia 29 de agosto, os debates acontecem das 14h às 17h, no Campus da Praia Vermelha (UFRJ), e, no dia 30, no Armazém do Campo, na Lapa

O seminário “Desafio da integração Latino-americana no contexto global” ocorrerá no dia 29 de agosto de 2019, das 14h às 17h, no Auditório Manoel Maurício, Campus Praia Vermelha – UFRJ. Atualmente os projetos de integração da região parecem ameaçados por seus limites internos, pela crise capitalista e pelas disputas hegemônicas. Neste seminário pretendemos apresentar um panorama das dinâmicas que estão em curso na região, bem como suas perspectivas.  Contaremos com as participações de:
 
Mariana Vázquez (UBA), Olívia Carolino (Tricontinental) e Beatriz Bissio (UFRJ). 
 
Este é o quarto seminário do Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial. 
 
Serão emitidos certificados de participação.
 
Mais duas atividades ligadas ao Ciclo acontecem no dia seguinte ao seminário:
 
> No dia 30 de agosto (sexta-feira), às 14h, no Armazém do Campo (Lapa) haverá ruma roda de conversa sobre o “Panorama político argentino: Eleições 2019”, com a  professora Mariana Vázquesz (UBA).
 
> No mesmo dia (30 de agosto), às 18h, também no Armazém do Campo – RJ, acontecerá o lançamento do “Dossiê 15: A arte da revolução será internacionalista”, produzido pelo Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. O evento contará a presença da designer do Instituto,Tings Chak.
 
O Núcleo de Estudos sobre Geopolítica, Integração regional e Sistema mundial – GIS/UFRJ e o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, em parceria com outros centros de pesquisa e organizações populares e sindicais, apresentam o Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial com o objetivo de analisar os aspectos geopolíticos dos processos e projetos de integração regional em andamento na América Latina, a partir de uma visão que incorpore as estratégias em disputa: os projetos hegemônicos, a disputa pelos territórios, os recursos naturais e hidroenergéticos e o impacto desses projetos sobre as populações locais, os movimentos sociais, os Estados, a democracia, as soberanias nacionais e as políticas públicas. 
 
 
SERVIÇO
Faça sua inscrição para o 4º seminário clicando aqui
Confirme sua presença e convide mais pessoas a partir de nosso evento aqui
 
Siga também nossa página no Facebook para acompanhar nossos eventos e transmissões. 
 
 
INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Senge-RJ