Seminário debaterá acesso a serviços públicos de qualidade em momento de crise

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nos dias 23 e 24 de julho, Ibase e ActionAid realizarão o seminário Acesso a Serviços como Direito, no Rio de Janeiro, com participação da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, do diretor do BNDES, José Henrique Paim, e do economista da Unicamp, Eduardo Fagnani. O objetivo do evento é debater os obstáculos enfrentados pelo Brasil hoje, num contexto de problemas na economia, para a promoção do acesso a serviços públicos de qualidade, passo essencial na trajetória de enfrentamento à pobreza.

Educação, saúde, assistência social, mobilidade, saneamento básico, segurança pública e habitação serão analisados em quatro mesas temáticas, tratados sob a perspectiva de quatro eixos comuns que atravessam e desafiam a prestação com qualidade de todos esses serviços: financiamento, pacto federativo, relação público/privado e participação social.

Estamos vivendo um novo ciclo no enfrentamento da pobreza e da desigualdade. Chegou o momento de voltar nossos esforços para melhorar a qualidade de vida da maior parte da população. E isso se faz com um modelo de desenvolvimento que priorize a cidadania e o direito ao acesso a serviços públicos de qualidade, com foco especial na inclusão daqueles que vivem em situação de pobreza”, explica Francisco Menezes, pesquisador do Ibase e idealizador do evento.

O seminário marca o encerramento de um projeto de pesquisa realizado pelo Ibase, com apoio da ActionAid, e financiamento da Ford Foundation, sobre o acesso a serviços públicos pela população em situação de pobreza. O projeto gerou duas entrevistas com famílias beneficiárias do programa Minha Casa Minha Vida, que serão exibidas em vídeo durante o seminário. Também como parte da mesma iniciativa, Ibase e ActionAid articularam um conjunto de organizações da sociedade civil, que, no último ano, acompanharam o Plano Brasil sem Miséria e contribuíram para manter na agenda dos movimentos sociais o tema da pobreza como questão fundamental.

Outros convidados já confirmaram presença no seminário, como o Secretário Executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Renato Simões, a professora do Prourb da UFRJ Ana Lúcia Britto, Vera Mazagão, da Ação Educativa, e a militante dos movimentos sociais e da Cidade de Deus Cleonice Dias. “Montamos as mesas de forma a criar o máximo de diálogo entre representantes de diversos setores da sociedade, que geralmente não têm oportunidade de conversar na busca de soluções”, explica Mariana Simpson, pesquisadora do Ibase. 


Semminário Acesso a Serviços como Direito

Data: 23 e 24 de julho (9h às 17h)
Local: Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) – Rua Dois de Dezembro, 41 – Flamengo – Rio de Janeiro