Seminário de estratégia e planejamento para o Brasil e a Petrobrás tem início dia 8

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional do Instituto de Economia da UFRJ e o Clube de Engenharia, promove o Seminário “Uma estratégia para o Brasil, um plano para a Petrobrás – Aspectos estratégicos e geopolíticos que influenciam o planejamento estratégico e de negócios da Petrobrás. A palestra de abertura, no próximo dia 8, terça-feira, será “A inserção do Brasil na balança entre potências internacionais”, com José Luís da Costa Fiori, Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós- Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ). Ás 18h, no auditório do 20º andar do Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124), com entrada gratuita (a capacidade do local é de 80 pessoas).

No dia 16, das 18h às 20h30, “Do petróleo à apropriação do excedente de valor produzido por meio da Petrobrás”, com Felipe Coutinho, Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) Engenheiro químico, especializado em engenharia de processamento e em biocombustíveis, trabalha no Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES).

No dia 23 o tema é “Geopolítica do petróleo e conjuntura internacional”, com Raphael P adula, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ) e na Graduação de Relações Internacionais (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRJ “Poder Global e Geopolítica do Capitalismo”.

E, finalmente, no dia30, “Diplomacia, sistema monetário internacional e petróleo: desafios e oportunidades para o Brasil”, com Mauricio Metri, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ) e na Graduação de Relações Internacionais (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRJ “Poder Global e Geopolítica do Capitalismo”.

O mediador será o economista Paulo Passarinho e, ao final de cada seminário, serão reservados 30 minutos para perguntas do público.

Fonte: AEPET