Seminário contra as privatizações define 15 ações de resistência

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Entre elas, formalizar um pedido de informações ao governo sobre o processo de cada estatal, exigindo a participação dos trabalhadores das empresas envolvidas

O Seminário Contra as Privatizações e em Defesa da Soberania, realizado no dia 21 de outubro na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio, pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara, produziu um documento listando 15 ações de resistência a serem implementadas. Entre elas, ficou decidido que deputados da oposição vão enviar um ofício (pedido de informações) ao Governo Federal para saber sobre o andamento do plano de privatização de cada estatal, exigindo a participação, no processo, de trabalhadores e trabalhadoras das empresas envolvidas.
 
Outras medidas deliberadas no seminário incluem a criação de um Comitê de Luta Contra as Privatizações, para organizar e unificar as mobilizações, e de uma Frente Municipal em Defesa das Estatais, no âmbito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 
 
A distribuição massiva dos materiais contra a privatização vai contar com a colaboração dos trabalhadores dos Correios, uma das estatais apontadas para a privatização, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
 
Os participantes do evento também vão realizar um novo seminário, dessa vez sobre os aspectos jurídicos da privatização das estatais, para discutir e conscientizar a sociedade sobre as ilegalidades dessas operações. 
 
“É preciso fazer essa luta ser cada vez mais unificada e coesa”, afirma a Carta do Rio de Janeiro Contra as Privatizações e em Defesa da Soberania. “Sabemos que a primeira estatal a ser privatizada por Bolsonaro e Paulo Guedes abrirá precedente para que as demais sejam privatizadas em sequência. Como em uma carreira de dominó em pé, onde o cair da primeira peça provoca a queda das demais. E após a privatização dessas dezessete estatais, outras virão. Bem como a entrega das demais estruturas do Estado brasileiro, como a educação pública e o Sistema Único de Saúde.”
 
 
O objetivo do encontro, nesse sentido, foi “reunir representantes do conjunto de trabalhadores e trabalhadoras das estatais, ativistas dos movimentos sociais e militantes que buscam derrotar essa política de desmonte do Estado para a construção de táticas e estratégicas de luta e mobilização para que a resistência em defesa das estatais seja conjunta. E que essa resistência possa ocupar ruas, praças e redes, trazendo para o centro do debate nacional a importância das estatais para o país e da defesa de nossa soberania.”
 
Promovido pelo mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), o seminário contou a presença de parlamentares e  dirigentes sindicais, entre os quais o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), Olímpio Alves dos Santos. 
 
Fonte: Senge-RJ