Segunda etapa do CNP acontece na semana que vem, em Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Começa no próximo dia 17 de novembro (quarta-feira) a segunda etapa do 7º Congresso Nacional de Profissionais, que ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com programação que se estende até 19/11, a abertura do evento será realizada no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, no dia 17 às 19h45, e contará com palestra do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães.

No total, são 487 delegados esperados para participar do CNP. “Mas talvez o número final fique em torno de 440”, afirmou o coordenador do projeto especial do 7º CNP, Edison Macedo. 38 propostas serão analisadas em novembro.  77 propostas foram analisadas na primeira etapa, que ocorreu de 26 a 28 de agosto, em Cuiabá, das quais 27 foram aprovadas e 18 rejeitadas.

O processo do Congresso de Profissionais se iniciou em fevereiro com o primeiro encontro municipal de profissionais, no Paraná. Após encontros municipais e microrregionais em todo o país, ocorreram os encontros regionais e depois os Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) em cada capital e no Distrito Federal, que elegeram os delegados participantes do CNP e filtraram as propostas que seguiram para as etapas nacionais. O Congresso Nacional de Profissionais ocorre a cada três anos e está em sua sétima edição.

Propostas aprovadas no CNP serão apresentadas a conselheiros federais ainda este ano
Reunidos em Brasília, na sede do Confea, na última semana, membros da Comissão Organizadora do 7º Congresso Nacional de Profissionais (CON7ºCNP) e coordenadores dos congressos estaduais trocam informações para finalizar os preparativos para a segunda etapa do CNP. Entre os assuntos tratados na reunião estão informações sobre as oitivas realizadas nos Estados.

Na ocasião, o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, informou que todas as propostas aprovadas, tanto na primeira quanto na segunda etapa, serão apresentadas para aprovação na Sessão Plenária de dezembro. As propostas aprovadas no Congresso de Profissionais passam depois pela aprovação dos 21 conselheiros federais.

Túlio de Melo disse também que as propostas relacionadas ao desenvolvimento do país serão apresentadas a todos os deputados e senadores, em Brasília, por ocasião das comemorações do Dia do Engenheiro e do Dia do Arquiteto, em dezembro.

Para adiantar os trabalhos da segunda etapa, os Creas realizam oitivas, ou seja, consultas com conselheiros regionais e delegados sobre as propostas que comporão a pauta do Congresso de novembro. Os Creas do Pará, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Maranhão, Ceará, Paraná, Bahia, Alagoas e Piauí já realizaram suas consultas em outubro. Nesta quarta-feira (3/11) ocorre a oitiva de Minas Gerais e na semana que vem será a vez do Rio de Janeiro.

Fonte: Beatriz Leal
Assessoria de Comunicação do Confea