SEAGRO SC: Reunião com Secretário da Agricultura abre as negociações salariais 2021/2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Ocorreu em 17/03, quarta-feira, reunião entre Seagro, Sintagri e o secretário da agricultura Altair Silva, para entrega das pautas de reivindicações da Epagri, Cidasc e Ceasa, dando, assim, início às negociações salarias deste ano. Outro objetivo da reunião foi tratar do Plano de Saúde na Epagri.

Participaram da reunião, pela Secretaria da Agricultura, além do secretário, o consultor jurídico José Silvestre Cesconetto Junior e o assessor de gabinete Adriano Rotta. Os sindicatos presentes foram o Seagro, representado pelo presidente Piazera e pelo vice-presidente Léo Kroth e o Sintagri, na pessoa de seu presidente Tiago, que também representou os demais sindicatos que estão atuando de forma integrada. O reduzido número de participantes se deu em razão dos protocolos de segurança da Covid-19.

O secretário logo de início reconheceu e elogiou o histórico trabalho realizado pela Epagri, Cidasc e Ceasa e seus funcionários para o desenvolvimento do Estado. Lembrou de que esteve presente, como deputado estadual, nos momentos cruciais das duas últimas negociações salariais, atuando em parceria com o deputado Zé Milton, e que não entende até agora a razão de não se ter avançado mais rapidamente na assinatura dos ACTs, já que a única questão que restava por ser resolvida, a garantia de emprego, sequer trazia impacto financeiro para os cofres públicos. Seu entendimento é de que a cláusula é histórica e que deve fazer parte dos ACTs sem discussão.

Também entende que a reposição da inflação é uma reivindicação legítima e que deve ser concedida, desde que não haja óbices legais. Pediu para que Seagro e Sintagri, com suas assessorias jurídicas, mantenham canal aberto com o consultor jurídico da SAR, Cesconetto, de forma a buscar a melhor solução para as negociações salariais deste ano do ponto de vista legal.

Informou, por fim, que em sua próxima audiência com o governador solicitará especial atenção aos ACTs, para que tenhamos uma negociação mais rápida e objetiva e que conversará com o GGG, para então marcar a próxima reunião de negociação com os sindicatos.

Fonte: SEAGRO SC
Foto: divulgação