Seagro-SC realizará cursos sobre o Novo Código Florestal Brasileiro em todo o Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Serão dez edições com o objetivo de atualizar e qualificar o engenheiro agrônomo para mais esta demanda do mercado 

O Seagro-SC, que representa mais de cinco mil engenheiros agrônomos em Santa Catarina, em parceria com Uneagro-SC e apoio do Crea-SC, promove a partir deste mês, cursos sobre o Novo Código Florestal para engenheiros agrônomos, em diversas regiões do estado. Serão dez edições para possibilitar que o maior número de profissionais sejam capacitados. O objetivo é qualificar a categoria para atender esta demanda do mercado de trabalho. Na atual conjuntura, quando inicia-se uma fase de adequação da sociedade ao Novo Código Florestal, o engenheiro agrônomo figura como o principal profissional responsável pelas atividades agropecuárias, sua relação com o meio ambiente e implantação do que determina o novo código. Estão programados cursos para as cidades de São Miguel do Oeste, Araranguá, Itajaí, Videira, Campos Novos, Canoinhas, Florianópolis, Agronômica, Lages e Tubarão.

O presidente do Seagro-SC, Vlademir Gazoni, ressalta que “nesta nova fase para a atividade agropecuária brasileira, os engenheiros agrônomos têm papel fundamental na adequação da sociedade ao Novo Código Florestal Brasileiro, pelo trabalho que desenvolvem junto aos produtores rurais”.

O primeiro curso acontecerá nos dias 24 e 25 de junho em São Miguel do Oeste no CETRESMO – Centro de Treinamento da Epagri, no bairro Linha Cruzinhas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas diretamente na Diretoria Regional do Seagro-SC.

O curso será ministrado pelo engenheiro agrônomo e advogado Franklin Brum Jr e pelo engenheiro agrônomo Diogenes Eleison y Castro. Dentre o conteúdo programático, será contextualizada a Lei 12.651/12 e o decreto 7.830/12; conceitos básicos como APP, reserva legal, CAR, PRA, CRA, CRF e área rural consolidada; legislação ambiental e repartição de competências, Política Nacional do Meio Ambiente e Sistema Nacional do Meio Ambiente; um panorama do Novo Código Florestal x Código Ambiental Catarinense; debate sobre o que o Novo Código Florestal influencia no mercado de trabalho do engenheiro agrônomo e as implicações técnicas do Novo Código Florestal para as propriedades rurais.

As inscrições devem ser feitas nas 22 regionais do Seagro-SC. Mais detalhes no sitewww.seagro-sc.org.br.

Confira o calendário:

24 e 25 de junho – São Miguel do Oeste

04 e 05 de julho – Videira

15 e 16 de julho – Florianópolis

17 e 18 de julho – Agronômica

23 e 24 de julho – Tubarão

01 e 02 de agosto – Araranguá

07 e 08 de agosto – Lages

15 e 16 de agosto – Canoinhas

12 e 13 de setembro – Itajaí

Setembro ou Outubro (data a definir) – Campos Novos