Seagro-SC promove curso de formação sindical

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Seagro-SC comemorou 30 anos de fundação, no dia 29 de abril. São três décadas de trabalho pela valorização do engenheiro agrônomo e sua importância na produção de alimentos de qualidade e preservação do meio ambiente. Entre outras atividades, a data foi marcada pelo curso de formação sindical, realizado nos dias 23 e 24 de abril, durante o encontro do Conselho Deliberativo, em Florianópolis, ministrado pelo professor Helder Molina para 40 dirigentes do sindicato. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, Molina é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e há 23 anos trabalha com formação política dos trabalhadores. Professor conhecido em todo o país pelos cursos e seminários, Helder Molina defende que “sem formação política, nos tornamos escravos do cotidiano sindical”. Além disso, destaca a importância de atrair novos integrantes para os sindicatos. “É preciso ganhar a juventude e mostra a ela que é fundamental estar engajada na luta por mudanças de valores na sociedade como um todo”, diz o professor.
Na avaliação dos participantes o evento superou todas as expectativas. “Estamos mais preparados não apenas para nossa atuação como dirigentes sindicais, como também para o exercício da cidadania na busca dos nossos direitos como trabalhadores e de uma sociedade onde as relações do capital com o trabalho sejam mais justas”, afirmou Jorge Dotti Cesa, diretor de comunicação e imprensa do Seagro. Já para o diretor presidente do Seagro, Vlademir Gazoni, o Seagro sempre se preocupou com a formação de seus dirigentes, mas agora com a grande renovação nas diretorias regionais era necessário retomar o processo. “ O dirigente sindical tem uma responsabilidade muito grande frente aos seus colegas associados e junto à sociedade. É preciso estar preparado e motivado para este desafio”, completa Gazoni.
O curso teve o apoio do Crea/PEC e da Fisenge, sendo que o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, marcou presença no evento aproveitando sua participação na sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que homenageou os 30 anos do Seagro-SC.