Seagro-SC promove ação em favor de uma alimentação mais saudável

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O mundo está em uma encruzilhada para garantir a sustentabilidade. Se as decisões acertadas não forem tomadas agora, as gerações futuras pagarão o preço e por mais difícil que seja essa tarefa, este é o momento de realizá-la.

Conforme dados divulgados na Revista EXAME, pelo Ministério do Meio Ambiente, a agricultura brasileira é há sete anos a maior consumidora de agrotóxicos do mundo, dado de certa forma alarmante já que somos somente o quarto maior produtor de alimentos.

Com o expressivo aumento na demanda por fertilizantes, o país se vê cada vez mais dependente de importações no setor. Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) mostram que as importações de fertilizantes intermediários saltaram 11,2% entre os anos de 2013 e 2014, enquanto a produção nacional caiu 5,2% no mesmo comparativo. E mais, hoje 75% dos fertilizantes usados no país são adquiridos no exterior e, segundo especialistas, a média de crescimento de consumo de fertilizantes no mundo, anualmente, é de 2%, no Brasil o aumento é na casa de 4%. Nós somos, hoje, o quarto maior consumidor – de importação – mundial. Já o brasileiro é quem mais consome agrotóxicos no mundo, somos responsáveis por 1/5 do consumo mundial.

Baseados nestes e em outros números que demonstram que nossa agricultura é cada vez mais dependente do uso de fertilizantes e para construir um futuro melhor na sustentabilidade e na produção de produtos agrícolas cada vez mais naturais, o SEAGRO-SC juntamente com a DalNeem Brasil, empresa catarinense que trabalha com a oferta de insumos sustentáveis para agricultura – aproveitaram os espaços na mídia e trouxeram o tema, para discussões e esclarecimentos mais objetivos.

O tema dos agrotóxicos deixou de ser um mero assunto agronômico para ser uma pauta importante nas questões de saúde pública e de preservação do ambiente, envolvendo toda a sociedade consciente. O Programa com uma hora de duração com quatro intervalos, o “Conversas Cruzadas”, do Grupo da RBS, afiliado à rede Globo, mediado pelo jornalista Felipe Reis, teve a participação da engenheira agrônoma, Mestre em Biologia Vegetal e Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Patricia Barroso Moreira, colaboradora na Epagri e a participação do advogado e empresário Carlos Motta foi fundamental, pois trouxe alternativas viáveis, econômicas e sustentáveis. Motta tem como solução um adubo orgânico chamado Torta de Neem, desenvolvido a base do fruto do Neem.

O produto apresenta um preço menor com o menor custo por hectare, podendo atingir um incremento na produtividade de até 20%. Na afiliada da Rede Globo, em seu principal telejornal o assunto também teve um bom espaço, sendo veiculado simultaneamente em todo o Estado de Santa Catarina, no Bom Dia Santa Catarina.

Completando no último dia 23 de março, na Band SC, no Programa Olhares, uma revista eletrônica, no início da tarde, com mais de cinco minutos de programa, os dois profissionais também ilustraram a produção agrícola dando orientações para o consumo de alternativas mais orgânicas, salutares e ricas em vitaminas e sais minerais encontradas nos alimentos que consumimos.

Para o diretor de comunicação do Sindicato, estamos fazendo a nossa parte na orientação a população da necessidade no consumo de um alimento seguro, a opção de aceitar orgânicos ainda é outro trabalho que deve ser conquistado e ainda temos que aumentar o número de produtores em todo o país, incentivando a produção para depois conscientizarmos a todos da saúde destes alimentos, conclui Jorge Dotti Cesa, do SEAGRO.

 

Fonte: Seagro-SC