Seagro-SC: Nova rodada e mais uma semana sem avanços nas negociações

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Além das reuniões administrativa e na SRTE realizadas desde abril, a reunião de 22/05 foi a 4ª rodada de negociação com a Secretaria da Agricultura e, passada mais uma semana, apenas alguns “bodes” colocados antes na sala foram agora retirados, como a correção do auxílio-creche (que passa a ser de R$ 834,00 – menor piso estadual) e do adicional de insalubridade (que passa para R$ 4.344,00 – equivalente a seis salários mínimos), ambas conquistas importantes, mas que beneficiam apenas parte dos trabalhadores.Na questão da garantia de emprego (que evita demissões sem justa causa), o Governo quer apenas repetir o que já tínhamos, ou seja, garantia até abril de 2015, não aumentando em mais um ano como vinha sendo feito nos anos anteriores. Ou seja, parece querer ficar liberado para demitir quem quiser a partir de 2015, depois de encerrado o PDVI.

Proposta simplesmente ignora questão do Plano de Carreira

A proposta também não tem nada sobre a nossa reivindicação principal que é uma cláusula com garantia de implantação de um novo PCS que contemple a evolução das carreiras nas diferentes áreas da Epagri e Cidasc. O presidente do SEAGRO-SC Vlademir Gazoni, juntamente com o Diretor Léo Kroth e a assessora jurídica Dra. Sandra Marangoni, além do presidente do Simvet Geraldo Bach, cobraram mais uma vez do Secretário Airton Spies esta e outras questões, sem as quais não existe a possibilidade de levar a proposta para avaliação da categoria. “Graças a nossa luta dos últimos quatro ou cinco anos, o assunto das carreiras e do PCS passou a ser discutido por todos, até por parte do Governo. A Cidasc até elaborou uma proposta e entregou ao CPF. Ainda tem que melhorar, mas já avançou. Já ajuizamos ação contra a Epagri e agora não vamos mais recuar enquanto a questão não se consolidar”, afirmou o presidente Gazoni.

Nova Pauta mínima ficou estabelecida

Ao final de mais uma rodada, ficou acertado com o Secretário Spies uma nova Pauta mínima para ele negociar com as instâncias superiores do Governo, que consta de:

Cláusulas essenciais:
1. Novo Plano de Cargos e Salários – PCS – estabelecer um cronograma de implantação;
2. Garantia de emprego – renovar até 30/04/2016;
3. Plano de Auxilio Saúde – contribuição patronal para 4,5%;
4. Retorno da cláusula do diretor eleito

Outras cláusulas importantes:
1. Reajuste do vale alimentação;
2. Contribuição patronal para CERES nos casos de auxilio doença;
3. Prorrogação PDVI e PDI