SEAGRO-SC mantém posição de cautela em relação ao PDVI e reafirma ameaça de desmonte na Agricultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Após o SEAGRO-SC ter manifestado através da mídia sua preocupação com a falta de transparência e com o formato do Plano de Demissão Voluntária Incentivada (PDV)I anunciado pelo Governo do Estado, o presidente da Epagri Luiz Hessmann convocou os sindicatos para uma reunião realizada na última 2ª feira (16/09).Na ocasião o consultor da Secretaria da Fazenda Ricardo Moritz, acompanhado do Secretário Executivo do CPF Aginolfo Nau Jr, apresentou algumas informações sobre o histórico da construção do PDVI vigente e suas normas. Durante a reunião de mais três horas, os dirigentes do Seagro (presidente Vlademir Gazoni, diretor financeiro Léo Kroth e diretor de comunicação Jorge Dotti Cesa) fizeram vários questionamentos e críticas levantadas pela categoria nas últimas semanas.

Algumas dúvidas pendentes foram esclarecidas, o que não significa que o SEAGRO-SC não continue com uma análise crítica e de alerta aos seus representados “A Diretoria do Seagro continua entendendo que o PDVI apresentado deixa muito a desejar na sua lógica e nos benefícios oferecidos. Em não havendo melhorias, mantemos nossa posição de alertar os engenheiros agrônomos para uma análise financeira muito cuidadosa”, afirma o presidente Gazoni. Para os dirigentes do SEAGRO-SC, não basta analisar as aparentes vantagens financeiras apresentadas no simulador disponibilizado pela Epagri. Uma das contas fundamentais é calcular quanto o empregado vai perder com o fator previdenciário ao se aposentar mais precocemente, valor este bastante expressivo na maioria do s casos.

No jornal Notícias do Dia de ontem (19/09) foi noticiado extraoficialmente que após a implantação dos PDVI’s está prevista a fusão da Epagri e Cidasc, o que vem confirmar a denúncia do SEAGRO-SC de que o Programa de Eficiência Operacional e Organizacional (PROEFI), em execução pelo Governo do Estado com a consultoria da empresa Roland Berger, tem objetivo único de reduzir a estrutura e do quadro de pessoal do Serviço Público Agrícola de Santa Catarina. O formato do PDVI apresentado está dentro deste contexto. Para justificar, o Governo coloca o discurso de “fazer mais com menos”.

No dia de hoje tivemos nova reunião convocada pela Faper com os sindicatos. Estamos avaliando os próximos passos. Por enquanto a recomendação é de manter a cautela e que cada colega busque novas informações para avaliar sua decisão em relação ao PDVI. O SEAGRO-SC está atento a todo o processo de desmonte bem como buscando formas de levar mais informações para que cada um possa avaliar melhor sua decisão frente ao PDVI proposto, caso não haja melhorias na proposta atual.

Fonte: Seagro-SC