Seagro-SC: Lançamentos e sessão de autógrafos em Florianópolis

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Aconteceu durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Seagro-SC, nos dias 8 e 9/12, em Florianópolis, o lançamento de duas obras literárias, ambos de engenheiros agrônomos. O Galo Extensionista – Estórias Pitorescas de Sessenta Anos do Serviço de Extensão Rural em Santa Catarina é o título do livro de autoria do Eng. Agr. Roberto Abati, publicado em dezembro de 2016 pela Editora Insular. A obra tem o prefácio assinado pelo presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, com patrocínio do Conselho, Mútua-SC e SEAGRO-SC.

O Galo Extensionista é uma coletânea de causos, fatos e boatos que retratam o lado pitoresco do dia a dia de abnegados extensionsitas que, com sua persistência e dedicação, transformaram o território catarinense e consolidaram a ACARESC/EPAGRI como empresa referência em extensão rural.

O presidente do CREA-SC destacou a importância da publicação e da extensão rural para desenvolvimento sustentável do estado, assim como o papel proeminente da Epagri, antiga ACARESC, neste processo. “O livro projeta a relevância dos engenheiros agrônomos e técnicos como agentes transformadores da sociedade por meio da aplicação do conhecimento técnico-científico nas atividades de extensão rural.”

É notório que a extensão rural transformou o cenário de Santa Catariana promovendo preservação ambiental, sustentabilidade dos recursos naturais, competitividade da agricultura catarinense e, sobretudo, melhoria da qualidade de vida das famílias catarinenses do meio rural e o livro retrata um pouco desta história, comenta Roberto Abati, autor da obra.

Outro lançamento no CD do Seagro-SC, foi A Transição Agroecológica na Agricultura Familiar, dos autores Célio Haverroth e coautoria de José Geraldo Wizniewsky, pela Editora Appris, uma obra mais técnica permeando temas que vão da sustentabilidade na ótica da agroecologia, analises do ecossistema, desenvolvimento sustentável com análises e diagnósticos de sistemas agrários e para Célio a obra busca compreender os métodos adotados pela extensão rural no Brasil e suas motivações políticas associadas a modelos teóricos de desenvolvimento e, a partir de uma base teórica e de levantamentos empíricos relatou-se como cases a realidade do Oeste de Santa Catarina, no sucesso da agricultura familiar.

Duas abordagens extensionistas sob ângulos completamente diversos, narrativas com diferentes usos de linguagem, mas que se fundem ao relatar o dia a dia e as rotinas do homem do campo e dos que promovem o desenvolvimento agrário.

Serviço:
O Galo Extensionista – Autor Roberto Abati, Editora Insular, compras: www.insular.com.br – R$ 58,00
A Transição Agroecológica na Agricultura Familiar – Autor Célio Haverroth e coautor José Geraldo Wizniewsky, Appris Editora, www.editoraappris.com.br – R$ 44,00