Seagro-SC fecha acordo na Campanha Salarial

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em assembleias, 306 dos 352 trabalhadores aprovam propostas. Seagro aposta na mobilização da categoria

Foi fechado o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2009/2010, pelo Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC), nas empresas públicas da agricultura (Epagri e Cidasc). Após três meses de campanha salarial e 22 assembleias regionais, realizadas em todo o Estado, no dia 29 de junho, a proposta foi aprovada por 85% dos trabalhadores. De acordo com a proposta apresentada deve haver renovação do ACT 2008/2009, reposição pelo INPC integral do período (5,83%) com pagamento na folha de julho, retroativo a data base de 1º de maio, e a prorrogação do PDI – Plano de Demissão Incentivada da Cidasc por cinco anos.

Esta foi uma dura campanha salarial em que os trabalhadores intensificaram as mobilizações na luta para concluir a revisão do Plano de Cargos e Salários (PCS), incluindo a recomposição da Tabela Salarial. E, a partir desta luta e de muita discussão, que a contraproposta do Governo do Estado foi aprovada.

O objetivo é reestruturar a carreira dos profissionais – contemplando a valorização profissional e do conhecimento adquirido, tempo de serviço, entre outras. “A desvalorização leva a frustração e insatisfação a ponto de inviabilizar a Empresa no futuro e propiciar o esvaziamento dos quadros causando prejuízos incalculáveis, pois empresa de ciência e tecnologia sem quadros altamente qualificados, está fadada a mediocridade”, alerta o presidente do Seagro, engenheiro agrônomo, Jorge Dotti Cesa.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Eduardo Medeiros Piazera, a urgente adequação da tabela salarial (presente no PCS) é o item mais importante de todo o debate. “O achatamento de salários existente atualmente na Epagri, coloca num mesmo nível salarial engenheiros agrônomos com 18 anos de casa e recém contratados. Tal situação é inadmissível, não só do ponto de vista da coerência dos salários profissionais como também do ponto de vista da motivação dos funcionários”, destaca Piazera.

Para o Seagro, a luta continua. Mesmo após fechar o ACT, a categoria deve permanecer mobilizada para garantir a transparência e eficácia na revisão do PCS, consequentemente, a retomada da carreira profissional dos engenheiros agrônomos na Epagri e, posteriormente, na Cidasc.