SEAGRO-SC e Sindicatos parceiros entregam Pauta de Reivindicações 2022/2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No dia 24/03, em reunião com o secretário da agricultura Altair Silva, o presidente do Seagro e dirigentes de vários dos sindicatos que atuam em conjunto nas negociações salariais, fizeram a entrega oficial das Pautas de Reivindicações 2022/2023 da Epagri, Cidasc e Ceasa.

O Seagro deixou claro que não aceitará mais o tratamento do Governo com os trabalhadores das empresas públicas agrícolas de Santa Catarina, como ocorreu no ano passado, em que o não pagamento da retroatividade representou uma perda de um salário para cada empregado. Isso, considerando que os trabalhadores não pararam durante toda a pandemia e num momento em que a arrecadação estadual bate recordes.

O presidente do Seagro lembrou que outras empresas similares, como Casan e Celesc, não tiveram perdas por atrasos na reposição da inflação em seus ACTs. Além disso, no final do ano passado o Governo, através de um grande pacote de projetos encaminhado à ALESC, acertou a vida de grande parte do serviço público estadual.

O secretário Altair concordou que não pode haver esse tratamento diferenciado entre empresas similares, na estrutura do Estado, e concordou que as empresas da Secretaria da Agricultura ficaram para o fim da fila das negociações salariais. Informou que em início de abril se desincompatibilizará do cargo de secretário, em razão da legislação eleitoral, retornando à ALESC como deputado, mas que continuará a apoiar o pleito dos trabalhadores das empresas públicas agrícolas.