Seagro-SC: Agronegócio tem sustentado a economia catarinense e a brasileira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O agronegócio tem sustentado a economia catarinense e brasileira. A crise só não é maior pelos saltos de produtividade e eficiência da produção agrícola nas últimas décadas. Em Santa Catarina este sucesso é fruto da pesquisa, da extensão rural e da defesa sanitária agropecuária realizados pela Epagri e Cidasc, empresas da Secretaria de Estado da Agricultura. O setor é responsável por mais de 30% do PIB catarinense.

Depois de mais de 5 anos de negociação , o Governo assumiu o compromisso de implantar um novo Plano de Carreira, visando fortalecer o trabalho de tecnologia e sanidade desenvolvido por essas empresas , tão importante para a segurança econômica, social e alimentar da sociedade catarinense. Como a proposta final deste Plano está sendo discutida apenas internamente no Governo, os Sindicatos dos Engenheiros Agrônomos e dos Médicos Veterinários de SC alertam o Governo que não aprovarão propostas que não valorizem a carreira destas categorias e coloquem em risco a excelência tecnológica e sanitária de Santa Catarina.

Assim sendo, estes profissionais vem registrar sua preocupação, esperando que a reestruturação a ser proposta pelos novos Planos de Carreira contemple alguns pontos que fortaleçam o importante trabalho das empresas (Epagri e Cidasc), viabilizando a adesão de todas as categorias e evitando a continuidade da evasão dos profissionais da pesquisa, da extensão rural e da defesa sanitária, para empresas públicas, cooperativas e universidades, que é o que vem ocorrendo nos últimos anos.

Conselho deliberativo do Seagro-SC