Indignados após mais de 4 meses sem nenhum avanço nas negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho deste ano, trabalhadores das empresas públicas da agricultura (Epagri e Cidasc) fizeram manifestação ontem (17/08 – 4ª feira) em Chapecó, durante visita do Governador Raimundo Colombo no Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural e Marinho, que aconteceu no Centro de Cultura e Eventos.
O protesto foi organizado por todos os sindicatos das categorias envolvidas. Através de faixas, registraram o sentimento de indignação e revolta com o descaso do Governo do Estado. Entendendo o momento econômico, os trabalhadores já abriram mão de todas as demais reivindicações, mas não aceitam a proposta do Governo de não repor se quer a inflação do período, o que significa um arrocho salarial de quase 10% e um retrocesso na efetivação do novo Plano de Carreira já inicialmente implantado em janeiro na Epagri e na Cidasc. A folha de pagamento das empresas representa pouco mais de 2% do total de gastos do Governo com pessoal e os sindicatos já apresentaram números mostrando a viabilidade da reposição.
Apesar do forte esquema de segurança, dirigentes dos sindicatos conseguiram conversar com o Governador Colombo, que afirmou que “o trabalho da Epagri é show” e que vai discutir com sua equipe uma forma de avançar nas negociações. Entendendo que o momento ainda não é para greve, os sindicatos vão continuar fazendo manifestações em situações estratégicas.”Precisamos alertar a sociedade para os riscos de um apagão tecnológico e sanitário na agropecuária catarinense. A Cidasc já está sendo desmontada e este achatamento salarial só piora ainda mais a situação nas duas empresas. A pesquisa, a extensão e a defesa agropecuária precisam de maior valorização”, afirma o presidente do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de SC (SEAGRO-SC), Eduardo Piazera.
O evento em Chapecó reúne mais de mil jovens que passaram por curso realizado pela Epagri com apoio do Programa SC Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca. Eles vão apresentar seus projetos de vida para seguir construindo uma agricultura cada vez mais sustentável e pujante em SC. Diversas outras autoridades prestigiaram o encontro, entre elas o Secretário da Agricultura Moacir Sopelsa e o presidente da Epagri Luiz Hessmann.
Fonte: Seagro-SC