SEAGRO-SC: 32 anos de lutas e conquistas para os profissionais da terra e da vida

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Santa Catarina representa somente 1,13% do território nacional, mas é líder na produção e exportação de muitos produtos agropecuários. O Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (SEAGRO-SC), entidade sindical representante dos engenheiros agrônomos catarinenses, sente-se orgulhosa com isto, pois estes profissionais foram fundamentais na história do desenvolvimento do Estado e na obtenção desses indicadores. Seja no setor público ou na iniciativa privada, nossa categoria atua em benefício direto dos mais de 200 mil produtores rurais nos 295 municípios de Santa Catarina e na segurança alimentar dos mais de 6 milhões de catarinenses. Atuando em pesquisas, na assistência técnica, na extensão rural, em consultoria e assessoria, na defesa sanitária animal, no cooperativismo e em tantos outros setores, nas áreas rurais e urbanas, desempenhamos papel fundamental no desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental. Acreditamos na nossa capacidade e queremos continuar sendo protagonistas destas ações que envolvem os conhecimentos das ciências agrárias.

Nestes 32 anos de atuação, o SEAGRO-SC teve uma trajetória vitoriosa, superando limites na sua interdisciplinaridade. Como representante de mais de cinco mil engenheiros agrônomos no Estado, é nosso dever defender a valorização profissional da categoria, zelar pela agricultura catarinense, combater as tentativas históricas de desmonte das empresas públicas e mobilizar a categoria em torno dos interesses coletivos. Entre tantas lutas e conquistas, podemos citar o cumprimento do salário mínimo profissional pelas empresas públicas (Epagri e Cidasc), pelas cooperativas e agroindústrias, fruto de ações políticas, administrativas e judiciais. Nesta mesma questão, temos atuado constantemente na manutenção da nossa Lei do Salário Mínimo Profissional, inclusive na condição de Amicus Curiae no Supremo Tribunal Federal com outras entidades sindicais. Especificamente nas empresas públicas, nossa luta atual é pelo fortalecimento das entidades Epagri e Cidasc e pela implantação de novos Planos de Carreira.
Cumprimento em nome da nossa Diretoria todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para escrever esta história de 32 anos.

Eng. Agr. Vladimir Gazoni
Presidente do SEAGRO-SC