SEA-RN realiza encontro estadual

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Encontro Estadual de Engenheiras e Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do Norte, que aconteceu nos dias 18/5 e 19/;05, com inicio no CREA-RN, e 19/05 teve inicio no dia 18/05 no CREA-RN e continuação 19/05 no auditório do Hotel Monza,  teve como objetivo a definição de propostas para a engenharia e a sociedade para o 11º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge) e a eleição de delegados representantes do estado. A mesa foi composta pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos no Estado do Rio Grande do Norte (SEA-RN), Joseraldo do Vale; do presidente do CREA-RN, Modesto dos Santos Filho; da diretora da Fisenge e presidente do CREA-PB, Giucélia Figueiredo; da presidenta da INEA, Silvana Patrícia Fernandes; do diretor da Mútua-RN, José Edgar Gomes Júnior; e do presidente do CREA-PR Joel Krüger.

O primeiro tema, “Proteção Social e do Trabalho”, que teve como subtema as “Transformações do Mundo do Trabalho”, contou com a presença dos auditores fiscais do trabalho, Luis Antônio Medeiros de Araújo e Calisto Torres Neto. O segundo tema, “O Desenvolvimento e a Soberania Nacional”, teve como subtema “Recursos naturais e serviços públicos como fatores de soberania nacional” e como expositores o engenheiro agrônomo e coordenador do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas, José Procópio de Lucena, e o engenheiro agrícola e professor da Universidade Federal de Campina Grande, Jógerson Pinto Gomes Pereira.

Segundo a diretora e representante da Fisenge no encontro, Giucélia Figueiredo, as temáticas adotadas no debate mostram a necessidade de reafirmação das lutas na defesa dos direitos, especialmente em um momento de aguçamento da crise política. “Houve um processo de reafirmação do tema central do Consenge, que é ‘Em defesa da engenharia e da soberania nacional’. Quero registrar a participação positiva dos profissionais, das entidades de trabalhadores rurais, dos estudantes, que deram a tônica combativa às atividades do encontro estadual”, afirmou.

O evento foi importante também para concretizar mais uma vitória das mulheres engenheiras: a paridade na eleição dos delegados representantes do estado. De acordo com a tesoureira do SEA-RN, Lindalva Dantas, foi uma conquista. “Nosso sindicato é formado, majoritariamente, por homens. Mas nós não precisamos nem reivindicar, a decisão partiu deles. Eles optaram por abolir os 40% obrigatórios e incluir mais mulheres para que se alcançasse a paridade nos representantes. Inclusive, estamos levando dois estudantes também, um homem e uma mulher”.

O presidente do SEA-RN, Joseraldo do Vale falou que o debate foi muito rico por conta da diversidade de entidades, estudantes e profissionais participantes. “Tivemos a presença de auditores fiscais do trabalho, que falaram sobre a proteção social e do trabalho, um dos nossos temas para o Consenge. As transformações do mundo do trabalho têm aprofundado a precarização das relações de trabalho. Precisamos fortalecer o enfrentamento a estas práticas, manter a fiscalização e a luta”, enfatizou. A data do encontro marcou os 39 anos da fundação do sindicato. “Mais do que comemorar, é preciso planejar, organizar e mobilizar. Precisamos nos programar para ir à luta e garantir os direitos em defesa da engenharia e os direitos da nossa categoria”, concluiu Joseraldo.