Saúde mental: Brasil bate recorde de afastamentos por transtornos mentais e emocionais em 2025

Em 2025, mais de 546 mil afastamentos foram concedidos por questões de saúde mental, representando um crescimento de 15% em relação a 2024 e colocando os transtornos mentais como uma das principais causas de afastamento no país. Os dados do Ministério da Previdência Social escancaram a necessidade de ações efetivas para frear o adoecimento mental no trabalho.

O aumento de afastamentos do trabalho por razão da saúde mental não é por um acaso. Enfrentamos uma crescente precarização do trabalho com a pejotização, vínculos precários, jornadas exaustivas e instabilidade profissional. Enquanto o discurso fala em “flexibilização”, a realidade é menos direitos e mais insegurança para quem vive do próprio trabalho.

Esses números reforçam a necessidade de políticas públicas eficazes, de fiscalização rigorosa das relações de trabalho e de enfrentamento à precarização que adoece trabalhadores e trabalhadoras todos os dias.

Defender direitos, combater a pejotização abusiva e jornadas exaustivas é também defender saúde mental, dignidade e qualidade de vida.

Fonte: Senge-PR

Foto: Freepik