Saiba por que você deve lutar contra privatização da Eletrobras que Senado vota hoje

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Está na pauta do Senado a votação da MP 1.031 de privatização da Eletrobras, medida ruim para o Brasil e para os brasileitos. Em greve contra venda, eletricitários convidam população a aderir a luta nas redes

O Senado deve votar nesta quarta-feira (16), a Medida Provisória (MP) nº 1.031, do governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL), que autoriza a privatização da Eletrobras, medida ruim para o Brasil e para os brasileiros. 

Em greve contra a venda da estatal, os eletricitários se mobilizam nas redes sociais e convidam a população a aderir à luta que é de todos e todas. Veja como abaixo por que você deve aderir à luta e como fazer isso sem se expor a riscos de contaminação com o novo coronavírus.

É importante saber que o texto da MP precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional até o dia 22 senão perde a validade e o governo não poderá editar nova MP sobre o assunto este ano. Se a proposta for alterada pelo Senado, terá de voltar à Câmara, onde já foi aprovada, ser analisada e votada novamente. 

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) listou as 4 principais mentiras sobre o projeto de privatização da companhia de acordo com especialistas do setor elétrico:

  1. Mentira: A privatização vai trazer preços “competitivos” ao setor.
    Verdade: A conta de luz vai aumentar.
  2. Mentira: A Eletrobras dá prejuízo.
    Verdade: O país pode abrir mão de uma das empresas mais lucrativas do Brasil e entregar ao capital estrangeiro.
  3. Mentira: A privatização da Eletrobras é necessária para a retomada do crescimento.
    Verdade: A privatização da Eletrobras aumenta o risco de apagão e aprofundamento da crise econômica
  4.  Mentira: Com a privatização, a Eletrobras vai se tornar mais moderna e eficiente.
    Verdade: O governo abre mão de décadas de pesquisa e produção tecnológica que poderiam colocar o Brasil na vanguarda da transição energética.

Se a MP, encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), for aprovada as contas de luz ficarão muito mais caras do que já estão, como comprovou estudo feito pela Associação de Engenheiros e Técnicos da Eletrobras (Aesel). A venda da estatal de energia também é uma ameaça aos investimentos no setor, ao aumento dos riscos de má prestação do serviço à população e de apagões, como já acontece em estados como o Amapá, onde o  serviço foi privatizado.

Confira nove motivos para ser contra a privatização da Eletrobras

Confira como lutar contra a privatização da Eletrobras

Em defesa do Brasil e dos brasileiros, os 12 mil trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Eletrobras iniciaram uma greve de 72 horas na terça-feira (15) e terminam a zero hora desta quinta-feira (17), e convidam a população a lutar junto pressionando os deputados favortáveis à medida.

Uma das formas da população luta é por meio do Twitter. Use as hashtags #VoteNãoMP1031 e #VaiAumentarAContaDeLuz, mande seu recado, marque o senador do seu estado.

Voccê pode pressionar seu senador também acessando a  ferramenta Na Pressão, clicando na campanha “Salve a energia – diga não à privatização da Eletrobras” e seguindo os passos indicados. Você encontrará logo abaixo a lista dos senadores a favor e contrários à privatização e também os indecisos.

Veja o passo a passo, simples e rápido para mandar seu recado por meio do NaPressão:

Clique aqui e acesse a plataforma Na Pressão 

Depois:

  1. Escolha o seu senador ou sua senadora nas listas abaixo (a favor, contra e indecisos)
  2. Depois defina por qual meio deseja pressionar (WhatsApp, Facebook, Twitter ou E-mail) e clique no ícone, logo abaixo da foto do parlamentar
  3. Uma nova janela será aberta para você enviar a mensagem

Você pode repetir isso com quantos senadores/as desejar

Crise hídrica e racionamento estão no horizonte

Os eletricitários alertam: Estamos diante da maior crise hídrica das últimas décadas, com risco real de racionamento e um aumento expressivo da conta de luz é inevitável. A privatização da Eletrobras vai acarretar ainda mais aumento para os consumidores.

Além disso, sem uma Eletrobras pública, será extremamente difícil para este ou o futuro governo coordenar um programa de investimentos para superar a crise energética!

Lute contra a privatização, conclamam os eletricitários, que orientam a população a mandar recados par a os senadores rejeitarem a MP nº 1.031/2021 para salvar a energia e o futuro do Brasil.

De acordo com eles, o Brasil precisa de mais investimentos em energia limpa e barata e a Eletrobras é uma empresa lucrativa e saudável, capaz de comandar um robusto programa de investimentos no setor Elétrico.

“Nenhum país sério do mundo privatiza suas hidrelétricas. Canadá, Noruega, China, Rússia, EUA e todos os grandes produtores de hidroeletricidade do mundo mantém esses setor nas mãos de Empresas públicas. O Brasil não pode ser a exceção”, diz trecho da convocação.

“Vote pelo Brasil, vote contra a privatização da Eletrobras!”