Sai do front um grande militante: falece José Saramago

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

“Acho que na sociedade atual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma”.  Este é o último texto publicado no blog do escritor/pensador e ativista português José Saramago, que faleceu hoje pela manhã, em sua residência, nas Ilhas Canárias.
 
Saramago era uma caixinha de surpresas. Apesar da sua vasta cultura, o único diploma que possuía era o de mecânico. De origem humilde, trabalhou como serralheiro, mecânico, editor e jornalista. Escolheu a literatura porque não gostava do mundo em que vivia.  “Nossa única defesa contra a morte é o amor”, costumava dizer Saramago. E ele se protegeu, apesar de saúde frágil, dando provas de que amou tanto o quanto pôde e da melhor maneira.
 
Seus inúmeros romances abordam os principais problemas do ser humano e não há quem saía ileso após a leitura de seus livros, até porque seus personagens são cobertos de dignidade. Pelo conjunto da obra recebeu, em 1988, o Prêmio Nobel de Literatura. A morte o surpreendeu quando preparava um romance sobre a indústria do armamento e a ausência de greves neste setor, ou pelo menos essa era a ideia que queria desenvolver, como disse quando apresentou seu último livro, “Caim”, em novembro de 2009, a Agência Efe.
 
Saramago era um defensor dos oprimidos do mundo. Veio algumas vezes ao Brasil, mas inesquecível mesmo foi a sua vinda para lançar o livro Terra, do fotógrafo Sebastião Salgado, baseado no trabalhador do campo, em especial nos que integram o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Após o lançamento, no Instituto de Filosofia da UFRJ, Saramago participou de debate na praça, ao lado do próprio Sebastião Salgado, Gilmar Mauro (MST) e do economista Celso Furtado. As mesas dos palestrantes foram colocadas no meio da rua, atraindo gente simples do povo, estudantes, ativistas e a imprensa. Era assim que ele se sentia bem, ao lado de gente que pensa e lutando pelos que mais precisam. Os ativistas sociais vão sentir sua falta. Sai do front um grande militante.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias