RJ abre licitação para a aquisição de novos bondes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O governo do Rio vai abrir licitação para aquisição de 14 novos bondes para o sistema de transporte de Santa Teresa, no Centro, nesta segunda-feira (27). Segundo o secretário da Casa Civil, Regis Fitchner, a grande preocupação é com a segurança e a manutenção dos elementos históricos do bondinho.

Através de estudos realizados pela Central e pela consultoria da Carris, empresa pública portuguesa contratada para auxiliar na reformulação do sistema, foi definido que todo o traçado do sistema será reformulado, desde a estação do Largo da Carioca até a integração com o bonde do Corcovado.

Os 17,5 km de trilhos serão substituídos por trilhos bilabiados, que são específicos para bondes. Para garantir a segurança e maior estabilidade no serviço, será feita a pavimentação dos paralelepípedos de Santa Teresa. A expectativa é que o novo sistema esteja operando no primeiro trimestre de 2014. O investimento, segundo Fitchner, será de R$ 110 milhões. Os bondes novos terão capacidade para transportar apenas 24 passageiros e nenhum poderá viajar em pé.

Em agosto do ano passado, um bonde tombou ao passar por uma curva na Rua Joaquim Murtinho, deixando seis mortos e mais de 50 feridos. O laudo da perícia mostrou que o bonde que se acidentou apresentava 23 falhas. Segundo os peritos, ele tombou por falha no sistema de freios. O laudo evidenciou ainda falta de manutenção preventiva.