Reunião do Senge-PR com Sanepar abre negociações do acordo coletivo dos engenheiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Senge e demais sindicatos que representam os trabalhadores da Sanepar participaram nesta sexta-feira (31) de reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/18. Este foi o primeiro debate da campanha salarial com sinalização de proposta em alguns itens da pauta de reivindicações por parte da Sanepar.

“Esta é uma fase em que temos que reafirmar as reivindicações e junto com as assessorias econômica e jurídica defender os pleitos dos engenheiros para construir uma proposta vantajosa. Vamos avaliar o que a empresa apresenta e buscaremos avançar nas negociações cada vez mais”, afirma a diretora do Senge, Angela Doubek.

A proposta inicial, que será debatida pelo Senge e entidades sindicais na próxima semana, a empresa apresentou reajuste salarial pelo INPC de março, fechado em 4,69%. O percentual, segundo o diretor administrativo da Sanepar, Luciano Valério Bello Machado, também incide sobre o vale-alimentação e o auxílio-creche.

Nos demais itens econômicos não há ainda proposta para reajuste, mas apenas a manutenção de pagamento no próximo acordo. A apresentação dos itens por parte da empresa será formalizada em documento apenas ao final da tarde desta sexta-feira, após a realização dos debates com todos os sindicatos. A empresa dividiu a reunião de negociação em três equipes de sindicatos. Nesta tarde, outras entidades ouvirão as sugestões da Sanepar para o ACT.

Os sindicatos se reunirão já no início da próxima semana para avaliar os itens apresentados pela Sanepar e definir uma contraproposta que de fato contemple as reivindicações e anseios dos trabalhadores. O objetivo é unificar as entidades para pressionar as negociações e avançar em uma proposta melhor para os engenheiros e demais categorias.