Relatório do Governo demonstra margem para reposição do INPC aos trabalhadores da Epagri, Cidasc e Ceasa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na tarde de 08/10, segunda-feira, dirigentes de sindicatos com base nas empresas Epagri, Cidasc e Ceasa estiveram em audiência com o Secretário da Agricultura Airton Spies e com o Secretário Adjunto Athos de Almeida Lopes Filho.

A reunião foi agendada pelos sindicatos em razão de o governo ter publicado no dia 05/10 o Relatório de Gestão Fiscal do segundo quadrimestre de 2018, em que o comprometimento da Receita Corrente Líquida com a Despesa Total com Pessoal foi de 48,87%, permitindo, portanto, repor o INPC em nossos salários.

Desta forma, é bom ressaltar que, mesmo com essa reposição nos salários dos empregados da Epagri, Cidasc e Ceasa, a Despesa Total com Pessoal chegaria a 48,91%, abaixo dos 49% portanto, que é o limite máximo estabelecido pela Lei da Responsabilidade Fiscal.

Spies concordou que, conforme suas próprias palavras, a “trava” que impedia a concessão do reajuste deixou de existir e que é possível negociar a cláusula de reajuste no ACT 2018/2019, e afirmou que levará o assunto para apreciação da Secretaria da Fazenda.

Ao final, apesar de os sindicatos cobrarem o estabelecimento de uma data para a resposta do governo, Spies não quis se comprometer e se propôs a comunicar os sindicatos tão logo tenha uma resposta da Secretaria da Fazenda.

Agora é o momento para estarmos atentos e mobilizados, pois não há mais razão para o governo não conceder o reajuste da inflação nos salários dos empregados.

Aproveitamos para conclamar a todos para participar das assembleias macrorregionais, conforme calendário já divulgado e disponível no site do Seagro, para aprofundarmos o debate sobre esse e outros assuntos de fundamental importância para o Seagro.

Fonte: Seagro-SC