Relatora especial da ONU sobre Questões das Minorias visita o Brasil em setembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

(Foto: S. GUBELIĆ/Oslobodjenje)

A relatora especial das Nações Unidas sobre questões das minorias, Rita Izsák, estará no Brasil entre 14 e 24 de setembro de 2015 para identificar e avaliar as principais questões que enfrentam as minorias étnicas, religiosas e linguísticas no país.

“Sendo um país diverso, que acolhe um grande número de grupos de minorias, o Brasil enfrenta uma série de desafios que requerem atenção. No entanto, é essa mesma diversidade que torna a sociedade brasileira tão dinâmica e vibrante” disse Izsák.

A relatora especial, que visita o Brasil a convite do governo, vai viajar para Brasília e para outras cidades, incluindo Rio de Janeiro; ela também visitará localidades nos estados de São Paulo e da Bahia. Izsák vai se reunir com autoridades governamentais, organizações da sociedade civil e de direitos humanos e outros atores não estatais, incluindo aqueles que trabalham sobre questões de minorias, inclusão social e sobre temas relativos à promoção da igualdade e da não discriminação. Ela vai também visitar comunidades minoritárias, incluindo quilombos, para ouvir diretamente delas quais são seus problemas e suas preocupações.

“Este é um momento oportuno e crucial para conversar com todos os atores, de forma a considerar não apenas os desafios atuais, mas também para identificar iniciativas positivas tomadas pelo governo, pela sociedade civil e pelos líderes comunitários, para promover a união, a não discriminação, a paz e a compreensão entre os grupos”, disse Izsák.

“O Brasil também tem tido um papel de destaque no que se refere a dados recolhidos sobre origem étnica e políticas de ação afirmativa, portanto estou muito interessada em aprender sobre essas boas práticas que podem ser replicadas em outros países”, acrescentou.

No dia 24, às 14h, a relatora especial fará uma conferência com a imprensa na Casa da ONU, em Brasília. A estimativa é que, em março do ano que vem, Izsák apresente um relatório detalhado com as conclusões e recomendações ao governo brasileiro e ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Consulte aqui a Declaração da ONU sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas.

Fonte: ONU