Regional do Senge em Londrina abriga acervo técnico sobre engenharia de segurança do trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Manter viva a ação de educar e de multiplicar o conhecimento. Tais bandeiras estão entre as motivações da criação do espaço para abrigar o acervo na regional do Senge em Londrina que reúne mais de 400 livros, artigos, estudos e laudos sobre Segurança do Trabalho.

O Acervo PRO leva as iniciais do nome de um dos mais renomados engenheiros da área, o ex-professor e ex-diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), engenheiro Paulo Roberto de Oliveira. Os documentos e as obras faziam parte da biblioteca particular do pesquisador, e foram doadas pela família do “professor Paulinho”. A inauguração foi no último dia 24 de março, e contou com a presença da esposa e familiares do engenheiro Paulo, além da diretoria da regional do Senge em Londrina.

Falecido em 2013, Paulo Roberto atuou durante anos como docente na graduação no curso de engenharia e foi o fundador do curso de pós-graduação de engenharia de segurança no trabalho da UEL. Graduado em engenharia civil pela UFPR em 1973, Paulo fez especialização em engenharia de segurança do trabalho e mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento. Além da produção acadêmica, atuou também por anos como engenheiro de segurança do trabalho no Núcleo de Bem Estar da Comunidade (Nubec), produzindo laudos e atuando na capacitação e orientação de técnicos no campus da universidade.

A ideia do acervo partiu da esposa de Paulo e também professora da UEL no setor de biologia, Vera Lucia Bahl Oliveira. “São muitos livros e obras atualizadas que integrava a biblioteca do Paulo, e nosso desejo é que esse conhecimento fosse utilizado para ajudar acadêmicos e profissionais da área. E é com grande satisfação que pudemos fazer isso justamente no Senge”,.

Segundo Vera, um diferencial do acervo no Senge é justamente concentrar todas as obras específicas sobre um tema, a segurança do trabalho. “Tínhamos o receio que o acervo se diluísse dentro de uma biblioteca grande, como por exemplo a da UEL, ao se dividir por títulos ou em outras áreas. Da forma como temos no Senge acredito que fica mais concentrado e pode contribuir de fato com os acadêmicos e profissionais da área de segurança do trabalho, para a construção de laudos e trabalhos científicos”, defende.

Serviço – Revistas acadêmicas, livros e textos sobre acidente de trabalho, ambiente de trabalho, biossegurança, CIPA, direito do trabalho, ergonomia, física, formação profissional, higiene do trabalho e uma infinidade de outros assuntos sobre a área estão entre os títulos do acervo, agora à disposição do público na sede da Regional do Senge em Londrina.

Que tal conferir? Visite a sede da regional e confira. As consultas são por retirada na regional. O público é estudantes de pós-graduação e profissionais de engenharia de segurança do trabalho e demais interessados. O endereço da regional é Rua Senador Souza Naves, 282, Centro, e o horário de funcionamento é das 9 horas às 17 horas. Ligue antes agendando seu horário.