Presidente do Confea faz balanço do primeiro ano e sinaliza metas para 2019

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Encerrando a agenda de trabalhos do primeiro ano à frente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o presidente Joel Krüger reuniu os empregados na tarde desta segunda-feira (3) para compartilhar um breve balanço das ações e também sinalizar as metas de 2019. 

Ao analisar os últimos 11 meses, Krüger comentou que, apesar de não ter sido possível implementar todas as ações previstas, muitas mudanças aconteceram em 2018, como a retomada da cultura de planejar. “A proposta é termos todas as áreas envolvidas e com participação intensa no planejamento até março próximo. Por isso, é importante que todos se empenhem, vamos trabalhar com integração e proatividade.”

O acordo coletivo de trabalho negociado nos últimos meses e assinado na semana passada foi outro ponto de mudança ressaltado pelo presidente. “Firmar acordo é muito mais salutar do que ser unilateral fazendo gestão de pessoas por portaria”, salientou.

Krüger agradeceu a participação dos colaboradores ao longo deste primeiro ano de gestão

Krüger agradeceu a participação dos colaboradores ao longo deste primeiro ano de gestão

Para o ano que se aproxima, o presidente espera que as ações “caminhem em uma velocidade mais forte, com trabalho participativo e planejamento”.

Integração
Compondo a mesa, o vice-presidente Edson Delgado solicitou aos presentes que apostem em ações de unificação. “Estamos caminhando a passos largos e com apoio e engajamento de todos vamos fazer do Sistema um verdadeiro Sistema integrado.”

Edson Delgado

Edson Delgado

Nessa mesma linha, o chefe de Gabinete Luiz Antônio Rossafa lembrou que em 2018 o Confea já demonstrou a intenção de investir em ações integradoras. “Foram realizadas duas reuniões de gerentes de Tecnologia da Informação e um encontro de assessores jurídicos de todo o Sistema. Com isso, os Conselhos Regionais começam a entender o Confea como facilitador. Essa é uma base de sustentação para uma nova etapa marcada pelo diálogo, ética e modernidade.”

Antônio Rossafa

Antônio Rossafa

Balanço
As ações do ano foram compartilhadas pelos superintendentes. Representando o titular da Superintendência de Integração do Sistema (SIS), o gerente da área Técnica demonstrou em números o volume de produção. Segundo Edgar Bacelar, foram analisados mais de 3.200 processos relacionados a infração à legislação, diplomado no exterior, registro de direito autoral, processos de resolução, acordo de cooperação técnica, chamamento público, entre outros.

Das 1.917 matérias encaminhadas ao plenário federal, que se reuniu em 39 sessões até o fim de novembro, resultaram nove resoluções, duas decisões normativas e 1.846 decisões plenárias. “É o esforço de muitas pessoas envolvidas para conseguirmos tramitar esse volume de trabalho”, reconheceu Edgar agradecendo o apoio de todos os integrantes da SIS.

Edgar Bacelar

Edgar Bacelar

O aprimoramento tecnológico das atividades foi o ponto alto do trabalho desenvolvido na área Administrativa e Financeira (SAF), como explanou o superintendente Jadir Alberti: “Temos um trabalho árduo porque nem todos os nossos sistemas são informatizados. Por isso, estamos estudando há algum tempo a implantação de 11 módulos integrados que irão desafogar a rotina. Esse é o grande foco para que todas as áreas da superintendência tenham aprimoramento e acesso ágil a informações”.

Jadir Alberti

Jadir Alberti

Potencializar e integrar as áreas de Comunicação, Tecnologia da Informação e Planejamento foi o objetivo perseguido pelo superintendente de Estratégia e Gestão ao longo deste ano. “Foi um exercício de integração para sanear questões e, assim, compartilhar esse modelo de gestão com as demais superintendências”, afirmou Alceu Molina.

Alceu Molina

Alceu Molina

Como resultado, a superintendência já conseguiu implantar a Política de Patrocínio; executar o Plano de Comunicação com ênfase na divulgação publicitária da Anotação de Responsabilidade Técnica, por exemplo; viabilizar chamamentos públicos; dar celeridade ao estudo para inaugurar o novo portal do Confea; investir em ações pautadas em modelo de governança; e incrementar a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Na oportunidade, empregados que trabalharam na 75ª Soea receberam certificado como reconhecimento de serviço prestado

Na oportunidade, empregados que trabalharam na 75ª Soea receberam certificado como reconhecimento de serviço prestado.

Um ano de SEI
Às vésperas de completar um ano de implementação no Confea no dia 5 de dezembro próximo, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi motivo de celebração durante a encontro entre a alta direção e os funcionários. Os benefícios que a ferramenta tem proporcionado ao Conselho foram enfatizados: 54.571 processos já foram tramitados no sistema, sendo 38.935 documentos gerados digitalmente, e foi registrada uma economia de mais de 423.600 folhas de papel, o que equivale a mais de 42 árvores.

Oito funcionários foram homenageados com certificado digital em reconhecimento ao trabalho de multiplicadores de informação sobre o SEI

Oito funcionários foram homenageados com certificado digital em reconhecimento ao trabalho de multiplicadores de informação sobre o SEI.

“Parabéns pelo trabalho de implantação do SEI, ferramenta que gera benefícios para a organização e para os funcionários”, reconheceu o presidente Krüger lembrando que a plataforma é gratuita, além de garantir eficiência, transparência, segurança e agilidade no trâmite de documentos.

Para o próximo ano, a perspectiva é de que seja adotado um novo modelo da ferramenta capaz de integrar o Confea e os Creas em um ambiente virtual e centralizado de gestão de documentos. Conhecido como multiórgãos, o formato possibilita a tramitação de documentos entre unidades integradas, o que possibilita encurtar fluxos de processos.

Para encerrar o ano em clima de confraternização, funcionários e alta direção reuniram-se em oração dirigida pelo assessor parlamentar Guilherme Cardozo

Para encerrar o ano em clima de confraternização, funcionários e alta direção reuniram-se em oração dirigida pelo assessor parlamentar Guilherme Cardozo.

FONTE: CONFEA