Presidente da Embrapa assegura que governo vetará projeto de privatização

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Sob pressão dos movimentos sociais e sindicais, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, assegurou, nesta quinta-feira (8), aos trabalhadores que o governo não permitirá que a Embrapa se torne uma empresa de economia mista.

Essa foi uma das principais reivindicações da Jornada de Lutas das Mulheres Camponesas em Goiás. Elas pediram o veto do Projeto de Lei 222/08, que propõe transformar a Embrapa em uma empresa com ações negociadas na bolsa de valores.

De acordo com informações do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), o presidente da Embrapa afirmou que a proposta não tem respaldo do governo federal e que a empresa não deixará de ser pública.

A participação dos movimentos sociais no Conselho de Administração (Consad) da empresa também é cobrada. Denunciam que os assentos da sociedade civil nesse espaço são historicamente ocupados por representantes do agronegócio. Diante disso, defendem um programa de pesquisas da Embrapa voltado para a agricultura familiar agroecológica.

Fonte: Agência Pulsar