Por melhores salários, trabalhadores da construção civil participam de passeata em Campo Grande

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Assembleia dos operários rejeitou as migalhas oferecidas pelos patrões; movimento grevista intensificará mobilizações na luta por uma proposta digna

Reunidos na manhã desta sexta-feira (25) em frente à sede do Sintracom-CG (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campo Grande – MS), centenas de trabalhadores rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 6,74%, apresentada pelos patrões.
Após a Assembleia, os trabalhadores se juntaram com lideranças sindicais que apoiam a greve e seguiram pelas ruas do centro da cidade para realizar seu protesto e pedir apoio da população da capital sul-mato-grossense.
Para José Abelha Neto, presidente do Sintracom-CG, a atividade foi positiva. “Hoje nos canteiros de obras continuamos com o mesmo procedimento, a maioria dos operários não entraram para trabalhar e ainda tivemos as novas paralisações. Quanto à passeata eu fiquei surpreso porque achei que não ia tudo aquilo de gente, então a classe atendeu o nosso chamado e pudemos explicar nossas reivindicações, o porquê da greve, conseguimos transmitir nossas reivindicações para as pessoas, foi muito bom o movimento”.
Segundo Abelha, a Assembleia reprovou a proposta fraca do Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do MS) e a greve continua. Está marcada para a segunda-feira (28) uma nova rodada de negociações junto ao patronal, mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho, para buscar um entendimento sobre o impasse estabelecido. Enquanto isso, o movimento grevista vai panfletar os canteiros de obras informando a situação da negociação salarial junto aos trabalhadores da construção civil de Campo Grande.
Boa novidade
O diretor da empresa Maxi Incorporadora, Jean Michel Massala Júnior, procurou o sindicato e se ofereceu para acatar as reivindicações do movimento grevista, independente do Sinduscon-MS, através de acordo coletivo. A direção do Sintracom-CG aguarda um documento contendo a proposta da empresa, para estabelecer uma minuta e assim fechar um Acordo Coletivo com a Maxi Incorporadora.
Informações preliminares indicam que o acordo deve girar em torno de um aumento salarial entre 9 a 10%, além de benefícios sociais, como a incorporação de um sacolão ao salário dos trabalhadores, entre outras propostas. Atualmente a empresa já paga um salário maior do que o precário piso de R$1.000,00 que é pago pelas empresas ligadas ao Sinduscon-MS.
Ainda pela manhã desta sexta-feira (25), Luiz Queiroz, da Conticom, esteve reunido com os trabalhadores desta obra, que aprovaram a iniciativa do sindicato de estabelecer este acordo coletivo, por este motivo, o canteiro de obras funcionou normalmente hoje. Isto prova que é sim possível que as empresas pagarem um salário mais compatível com a realidade do setor em outras capitais brasileiras.
Dirigentes Sindicais
Também presente na atividade, o vice-presidente da Conticom (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Construção civil e do Mobiliário), Luiz Queiroz, afirmou “é o salário mais baixo das capitais do país, os trabalhadores tem todo o direito de lutar para avançar nas conquistas. Em outros estados, temos sacolão, participação nos lucros, plano de saúde e um salário melhor, direitos importantíssimos para os trabalhadores que não vemos por aqui”.
Weberton Sudário, o Corumbá, Presidente da federação estadual do ramo, a FETRICOM, presente na passeata disse, “a passeata foi um sucesso, os trabalhadores atenderam o chamado do sindicato e da federação estadual e foram defender seus direitos nas ruas. Agora nossa expectativa é que os patrões possam oferecer uma proposta decente para a negociação. Ainda assim, temos a expectativa de estadualizar a greve, inclusive temos presidentes dos sindicatos da construção civil de Dourados, Rio Brilhante e Rio Verde participando ativamente do movimento grevista da capital”.
A CUT-MS apoia luta dos operários da construção civil e seu presidente estadual, Genilson Duarte, comentou as atividades de hoje durante o protesto, “nós visitamos muitas obras nesta sexta-feira e o índice de participação no movimento é de 80% a 90%, o que indica que a greve foi assumida pela maioria dos trabalhadores. O salário irrisório e as condições precárias de trabalho são os elementos que justificam a grande passeata que tivemos hoje, com mais de mil operários da construção civil no centro de Campo Grande”.
O movimento percorreu em sequência as Ruas Pedro Celestino, Afonso Pena, 14 de Julho, Marechal Candido Rondon, 13 de Junho, Barão do Rio Branco e foi encerrada com breve ato, em frente à Praça do Rádio Clube.

Fonte: CUT