População paraense rejeita nas urnas a divisão do Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O eleitorado paraense, em plebiscito realizado neste domingo (11), rejeitou a divisão territorial do Pará. Eles votaram contra a criação dos estados de Carajás e Tapajós. Foram mais de 14 mil seções eleitorais espalhadas pelo estado.

A população respondeu “sim” ou “não” a duas perguntas. A primeira dizia respeito à criação do estado do Tapajós, no oeste do atual território. A segunda questionava sobre a formação de Carajás, ao sul.

Cerca de 66,6% dos votos foram contrários à criação dos novos estados; Já 33,4 % votaram a favor da divisão territorial. O percentual de abstenção chegou a 25,67%, de um total de 4 milhões 848 mil e 495 de eleitores do Pará aptos a votar.

Com o resultado, o processo de divisão do território está concluído com a consulta popular, e não será mais necessário discutir a proposta na Assembleia Legislativa do Estado do Pará e no Congresso Nacional.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, considerou o plebiscito como um “teste” à democracia participativa, um “passo para além da mera democracia representativa” autorizado pela Constituição de 1988.

Ainda em novembro, o jurista Dalmo Dallari publicou um artigo no qual afirmou que grupos políticos e econômicos estariam altamente interessados na divisão do Pará. Dallari se referia a novos cargos políticos e despesas públicas a serem pagos pelos paraenses. Para ele, as condições de vida da população não estevam entre os motivos da proposta.

Fontes: Ag. Pulsar / Brasil Atual